Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Com temática voltada para o novo conceito de gerenciamento da indústria, 6ª edição do IWCA é encerrada

38849899280 f1998e8d68 kCom palestras, minicursos, competições e muito conteúdo voltado para a área da engenharia foi encerrada na última quarta-feira, dia 7, a 6ª edição do IWCA- Inatel Week of Control and Automation. “A semana da automação do Inatel foi um sucesso de público e de participação. Tivemos como temática a Indústria 4.0, novo conceito de gerenciamento. As palestras oferecidas estiveram com grande público, algumas lotadas, assim como nos minicursos também. Com a visibilidade da semana, fechamos algumas parcerias e a doação de equipamentos estão em andamento graças a visibilidade da semana. Agradeço toda a equipe do IWCA, os professores de automação e os funcionários do Inatel pelo grande apoio”, comentou o coordenador do Curso de Automação Industrial, Alexandre Baratella Lugli.

A semana foi aberta oficialmente na última segunda-feira, dia 05, durante a Aula Magna realizada para os cursos de graduação do Inatel, porém as ações da semana já haviam sido iniciadas durante o dia. As opções de cursos e palestras envolveram, os sistemas de controle aplicados à aviação (simulação e casos reais), as noções sobre GreenBelt e seu planejamento de produção e a programação de CLP e CLP Siemens da Família 1200.

Na programação, durante a semana, os alunos tiveram contato com profissionais da engenharia e de ex-alunos que abordaram os temas como a de Automação aplicada na área de Engenharia Biomédica, da análise de segurança para certificação de aeronaves, da programação de sistemas robóticos industriais da família UR3 e UR5 e do desenvolvimento de peças gerando um produto completo usando o SolidWorks. Uma mesa redonda com ex-alunos do Inatel abordou o mercado de trabalho e as vivências profissionais de cada convidado.

Os participantes da semana de automação também realizaram um treinamento para a construção de foguetes. Após a teoria e a prática de desenvolver o equipamento, os grupos participaram de uma competição, a War Rocket. Foram premiadas as três melhores equipes levando em conta o projeto desenvolvido no software, a distância percorrida pelo foguete e o resultado entre planejamento e prática. As equipes premiadas foram os Lunáticos, Atom e Dollinho.

O último dia de programação contou com os minicursos de noções e aplicação prática da Rede Industrial Profinet e com o modelamento no Solidworks. As palestras sobre a visão artificial na Indústria 4.0 e sobre o AGV – Robô autônomo guiado, aplicado à indústria de manufatura também foram realizadas.

40660038351 d248969d07 kPara os participantes do IWCA, esta foi uma oportunidade de criar novos contatos profissionais e de conhecer a atual realidade do mercado de trabalho. “O IWCA teve uma programação planejada e completa, pois mesmo sendo uma semana do curso de automação trouxe palestras e experiências de diversas outras áreas. Além do contato direto com profissionais empregados, também conseguimos adquirir mais conhecimentos. Estou na época de procurar estágio, então eventos como este acaba sendo de grande valia para a formação acadêmica e para a formação de um currículo diferenciado”, comentou o aluno do sétimo período de Engenharia de Controle e Automação, Mario Eduardo Camargo de Lima.

O evento
O Inatel Week of Control and Automation apresenta palestras e minicursos com Engenheiros consolidados na área discutindo as aplicabilidades, necessidades e benefícios da automação nos diferentes setores das empresas e indústrias de automação e controle. Durante o IWCA os participantes também tiveram contato com as empresas na Feira Industrial.

Confira todas as fotos da semana aqui.

Iron cup
Antecedendo a semana de automação, um dos destaques da área foi a Inatel Robotics National Cup - Iron Cup, uma competição de robótica que recebeu grandes disputas, rivalidades, muito networking e diferentes robôs. O evento, que esteve em sua segunda edição, aconteceu entre 02 e 04 de março e reuniu mais de 300 estudantes dos estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

A competição que teve o apoio da RoboCore, uma empresa pioneira no desenvolvimento da robótica nacional e curadora das mais importantes competições nacionais, contou com a participação de 32 equipes que competiram nas 11 categorias como: Antweight, Beetleweight, Mini-sumo, Sumô LEGO, Sumô - 3 kg (Auto), Sumô - 3kg (R/C), Sumô LEGO Junior, Seguidor de Linha – Pro, Seguidor de Linha – Junior, Futebol - Simulation 2D e Futebol - Very Small Size. Confira a matéria completa da Iron cup aqui.

40660068181 9941439d8d k

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800