Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

O Sinaes é o novo sistema do Ministério da Educação para avaliar a educação superior. Mais completo e abrangente, é composto por três processos: a Avaliação das Instituições, a Avaliação dos Cursos de Graduação e a Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE). Como partes de um mesmo sistema, cada um desses processos é desenvolvido em momentos distintos, fazendo uso de instrumentos próprios, mas que serão articulados entre si. Eles abordarão dimensões e indicadores específicos, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de cursos e instituições e, por conseqüência, da formação dos estudantes, fornecendo ainda à sociedade informações sobre a educação superior no País. Tudo para atingir metas como promover a qualidade da educação superior; orientar a expansão da sua oferta; aumentar sua eficácia, sua efetividade acadêmica e social; e aprofundar as suas responsabilidades sociais. O Sinaes levará em conta, ainda, a diversidade do sistema; o respeito à identidade, à missão e à história de cada uma das instituições; e a continuidade do processo de avaliação como política educacional pública.

INSTITUIÇÕES

A Avaliação das Instituições é dividida em duas modalidades: a auto-avaliação e a avaliação externa. A auto-avaliação é coordenada pela CPA - Comissão Própria de Avaliação e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro de auto-avaliação institucional da CONAES - Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Após a conclusão, é feita a avaliação por uma comissão externa que analisará aspectos como estruturas, atividades e compromisso social. Também serão consideradas informações adicionais do Censo da Educação Superior, do Cadastro da Educação Superior e dos conceitos da Capes.

ESTUDANTES

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é a prova para avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. No ano de 2005, foram avaliadas as áreas de Computação e Engenharia dentre outras que passarão por nova avaliação em 2008.

CURSOS

A avaliação dos cursos de graduação vai aferir a qualidade do ensino oferecido a partir da análise de três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações. É uma avaliação in loco realizada por uma comissão de especialistas.

@ Entre em contato

Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br