Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Semana da Telecom vai mostrar o impacto das tecnologias disruptivas em nosso dia a dia

inatel semana da telecom 2022De 5 a 9 de abril, acontece a semana do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel. O evento será realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e online voltadas para estudantes e interessados em conhecer as novidades na área. Este ano, o evento irá mostrar como a disrupção tecnológica têm transformado o nosso cotidiano e promovido mudanças nos diversos setores da sociedade.

As palestras, debates e painéis serão abertos ao público em geral e vão tratar de temas como o Futuro das Comunicações (6G), Oportunidades e Desafios do 5G, Inteligência Artificial em Redes de Telecomunicações, Mercado de Comunicação Via Satélite, Tecnologias para o Mercado Agrícola, além de Redes OpenRAN, Metaverso, Cibersegurança, IoT, entre outros. Já os minicursos serão exclusivos para alunos.

Foto: Semana da Telecom de 2019, última edição realizada presencialmente  

Também serão realizadas atividades especiais promovidas pelo grupo Inatelinas, formado por mulheres graduadas nos cursos de Engenharia do Inatel. Os painéis “Empoderamento das engenheiras na carreira profissional” e “Mentoria sobre Carreiras Internacionais – Experiência de ex-alunas do Inatel com a profissão fora do Brasil” vão contar com a presença de ex-alunas que irão contar suas trajetórias no mercado de Telecom e suas experiências de vida.

Clique para conferir a programação completa e como se inscrever.

Para o coordenador do curso de Engenharia de Telecomunicações, professor Marcelo de Oliveira Marques, a expectativa é grande para a volta das atividades presenciais da Semana de Telecom. “Teremos diversas atividades que movimentarão o nosso campus, propiciando uma grande integração entre todos os alunos, bem como permitindo que nossos alunos tenham acesso à informação e formação suplementar de qualidade e a oportunidade conhecer grandes especialistas do mercado de Telecomunicações, atuando em diversas áreas”, destaca.

CTF Inatel Telecom Challenge

Como em todos os anos, a Semana é acompanhada de uma competição de Cibersegurança, que envolve os alunos da instituição em uma maratona “hacker”, cujo objetivo é resolver na prática desafios abrangendo simulações de invasões a redes de comunicações privadas.

Na 4ª edição do “CTF_Inatel Telecom Challenge”, os estudantes poderão conhecer mais sobre o funcionamento do sistema imunológico das empresas e como contribuir para a proteção dos sistemas de informação, além de testar seus conhecimentos sobre segurança de redes de telecomunicações e invasão de sistemas em um ambiente controlado. Os participantes ainda concorrem a prêmios. 

O desafio acontece na tarde do dia 9 de abril, nos laboratórios da instituição. 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800