Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Artigo sobre projeto NovaGenesis é premiado pela 3ª vez consecutiva no SBRC

inatel premio novagenesis SBRCO artigo “NovaGenesis Over LoRa in an IoT Scenario”, de autoria dos alunos Epper Bonomo e Rodrigo Hilário Santos, sob orientação do professor Antônio Marcos Alberti, recebeu o prêmio de melhor artigo do XIII Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro, realizado durante a edição deste ano do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). O evento foi realizado no final do mês de maio, no formato virtual, e a premiação foi divulgada este mês.

Essa é a terceira vez consecutiva que um artigo produzido pela equipe do ICT Lab - Information and Communications Technologies Laboratory é premiado no evento. Em 2021 e 2020, artigos sobre o projeto NovaGenesis também foram escolhidos entre os melhores.

O projeto NovaGenesis é o principal foco dos estudos do ICT Lab. Idealizado pelo professor Antônio Marcos Alberti, ele resultou na criação de uma arquitetura convergente de informação, preparada para atender às necessidades de tecnologias emergentes de comunicação como Internet das Coisas, 5G, Inteligência Artificial e de tecnologias de registro de transações de informação. Essa arquitetura é utilizada como base de pesquisas e testes dos alunos que integram a equipe do laboratório. A NovaGenesis já se consolidou no cenário científico mundial como uma arquitetura alternativa à Internet atual.

Clique para saber mais sobre o projeto.

De acordo com Epper Bonomo, a premiação é parte de um sonho realizado. "Foram longos meses de pesquisa, desenvolvimento, teste, evoluções e recomeço, até que veio o tão esperado sucesso da convivência harmônica entre duas arquiteturas. A integração da NovaGenesis com uma arquitetura LoRa (Long Range) em um dispositivo IoT com baixa capacidade de processamento provou a capacidade da NovaGenesis em se adequar a outras rede sem perder sua essência. Após um árduo trabalho realizado pelo meu companheiro de desenvolvimento Rodrigo Hilário, o prof. Alberti e Eu, comprovamos por meios de resultados satisfatórios que nossa proposta funcionou. Estes resultados foram registrados, publicados e apresentados à comunidade científica no SBRC. Uma surpresa ainda maior viria em seguida, o reconhecimento de melhor artigo publicado no WPEIF2022. Não acreditei e às vezes acho que estou sonhando", conta.

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800