Ícone exibindo 2x e uma seta em ascenção

BOLSA FUNDACRED - PAGUE O SEU CURSO NO DOBRO DO TEMPO

A Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações, entidade mantenedora do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel oferece uma modalidade de crédito estudantil para os alunos que precisarem alongar o prazo de pagamento do seu curso, permitindo o pagamento das mensalidades no dobro do tempo de seu curso.

Por exemplo, um aluno matriculado em um curso de 5 anos ou de 3 anos, e que utilizar esta modalidade de crédito estudantil, poderá pagar o seu curso em 10 anos ou 6 anos, respectivamente. Assim, durante o curso o aluno paga apenas 50% da mensalidade, sendo os demais 50% pagos após a formatura e conforme as condições de seu contrato de crédito estudantil.

Para a concessão da Bolsa de Estudo Reembolsável, o aluno deverá cumprir todos os procedimentos operacionais e regulamentares estabelecidos na Bolsa Finatel Socioeconômica Reembolsável e Não Reembolsável e em consonância com as exigências da Fundacred, administradora do “Programa de Crédito Educativo – CredIES Inatel”. Após a análise realizada pela Comissão de Bolsa (CPSA), caso o aluno não se enquadre no quesito de vulnerabilidade socioeconômica, mas ainda justifica ter a participação de um benefício, a CPSA poderá migrá-lo para a Modalidade Bolsa Fundacred (50% Reembolsável).

Qual o percentual a ser concedido?

O aluno será beneficiado com uma bolsa reembolsável de 50% do valor da mensalidade do curso.

Quem pode solicitar?

Todos os alunos que não possuem a Bolsa Finatel e estejam matriculados nos cursos de graduação do Inatel no 1º semestre de 2024.

Quais as condições para solicitar?

Atender os requisitos regulamentares pela Finatel em consonância com a Fundacred e apresentar um ou dois fiadores.

Quais as condições necessárias para ser o fiador?

Ao realizar a inscrição e anexar, por upload, a documentação socioeconômica, no Portal Acadêmico, a Comissão somente analisará a solicitação da bolsa, após o cadastro do Fiador no Portal da Fudacred (clique aqui) e este for aprovado pela Fundacred.

Condições necessárias para ser o fiador:

  • ser pessoa idônea durante toda a vigência do contrato, sob pena de substituição;
  • ser plenamente capaz (ter idade superior a 18 (dezoito) anos ou ser emancipado e não ser interditado por incapacidade relativa ou absoluta);
  • não ter registro de restrição financeira;
  • não ser cônjuge ou companheiro(a) do(a) candidato(a). Mas, na hipótese de 2 fiadores, admite-se que sejam casados ou conviventes entre si;
  • ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a), com residência e domicílio no Brasil;
  • comprovar renda mínima de:
    • Se fiador único, renda de dois salários mínimos com vigência nacional e igual ou superior a importância de a uma vez e meia ao valor integral da mensalidade média do INATEL, no respectivo curso do(a) candidato(a);
    • Se dois fiadores, cada qual, renda de um salário mínimo e meio com vigência nacional e, conjuntamente, igual ou superior a importância de uma vez e meia o valor integral da mensalidade média do INATEL, no respectivo curso dodo(a) candidato(a);
  • se fiador(a) de outro beneficiário(a), comprovar renda que comporte o mínimo exigido por afiançado.

Quais as condições para reembolso da bolsa?

Taxa administrativa do aluno de 0,35% ao mês (4,2% ao ano). Início do pagamento no primeiro mês após o vencimento da última parcela da mensalidade do Inatel. Para cada semestre de crédito estudantil concedido, o reembolso será feito em 06 (seis) parcelas no mesmo percentual concedido e calculado sobre a mensalidade vigente à época do reembolso acrescido da taxa administrativa.

Fies e Bolsa Fundacred é possível?

É possível conciliar ambos.

Optando por esta conciliação, após obter a bolsa, o aluno poderá solicitar o FIES para o percentual da mensalidade não coberto pela mesma.

Como solicitar?

Uma vez matriculado, o interessado deverá realizar a inscrição e anexar a documentação socioeconômica, por upload, ambos através do Portal Acadêmico, dentro do prazo.

Ao entrar no Portal Acadêmico, no canto esquerdo, clicar em "Sistemas – Bolsa Finatel", após em "Inscrições", para acessar o formulário de bolsa. Depois de preenchido e enviado o formulário, clicar em "Documentos" para anexar, por upload, a documentação socioeconômica.

Onde encontrar a lista de documentos?

A lista de documentos está disponível neste site ou poderá ser solicitada através do e-mail sae@inatel.br

Quando entregar?

Novos Pedidos: a partir de 07 de dezembro de 2023 até 29 de fevereiro de 2024.

Contato com a Fundacred:

Fundacred