Engenharia de Controle e Automação

Desde 2012, o Inatel oferece o Curso de Engenharia de Controle e Automação, que atende as demandas de vários setores - elétrico, eletrônico, telecomunicações, petrolífero, mineração, automobilístico, celulose, ferroviária, entre outras áreas.

A grade do curso de Engenharia de Controle e Automação combina robótica, matemática, física, mecânica, eletroeletrônica, informática e telecomunicações, além de disciplinas ligadas ao meio ambiente, saúde, direito e empreendedorismo.

Com inúmeras atividades práticas, em laboratórios com alta tecnologia, o aluno aprende a desenvolver, a projetar, a analisar e a controlar máquinas operadas eletronicamente. Também pode trabalhar com sistemas robóticos, sistemas elétricos e de controle industrial, predial e comercial.

Selo de Melhor Faculdade de Engenharia de Controle e Automação
  • Período Período integral e noturno
  • Duração 5 anos
  • Período 120 vagas anuais
  • Período Título: Bacharel

Mercado de Trabalho:

Toda indústria, atualmente, tem alguma forma de automação, desde um sistema simples aos mais elaborados e complexos. Isso facilita para que esse engenheiro encontre vagas em qualquer setor da cadeia de suprimentos, pois ele é contratado pelas empresas para atuar no projeto e desenvolvimento de novos sistemas que visem a aumentar a produtividade de uma indústria e a qualidade dos produtos. Os setores de petróleo e gás, manufatura, mineração e metalurgia são tradicionais empregadores deste profissional.

Duas novas áreas apresentam grande potencial: indústria portuária e a domótica (pesquisa e desenvolvimento de automação de rotinas e tarefas domésticas). O Sul, o Sudeste e a região da Zona Franca de Manaus são os principais centros de emprego. Mas, as regiões Nordeste e Centro-Oeste estão em franca expansão e são boas áreas para se atuar.

Áreas de Atuação:

O Engenheiro de Controle e Automação atua em empresas voltadas ao segmento em:

Empresas e indústrias que utilizam sistemas automatizados:

Realizar e coordenar estudos de viabilidade, projetos, construção, controle de qualidade, comercialização, instalação, ensaios, otimização, calibração, manutenção e reparos de equipamentos e sistemas de controle para automação industrial, materiais e componentes de maquinário industrial e sistemas inteligentes aplicados à automação industrial.

Indústrias e máquinas de dispositivos de controle e automação industrial:

Assessorar nos processos de compra, elaboração de programas e requisitos para a aquisição e verificação de bens, serviços e equipamentos, sistemas e partes de sistemas de tecnologia de controle e automação.

Normas Técnicas:

Participar da elaboração, modificação, avaliação, verificação da adequação e cumprimento de normas relacionadas à tecnologia de controle e automação.

Segurança do Trabalho:

Realizar e coordenar o planejamento, a organização, a verificação de adequação a usos e normas de segurança, de instalações relacionadas à tecnologia de controle e automação em unidades industriais, além de equipes de trabalho.

Consultoria:

Realizar e dirigir programas e tarefas de investigação e consultorias na área de Engenharia de Controle e Automação.

Área acadêmica:

Realizar pesquisa acadêmico-científica e tecnológica na área de Controle e Automação e outros que lhe sejam conferidos pelo respectivo conselho de classe.

Confira o que você vai estudar no curso de Engenharia de Controle e Automação

Grade Curricular Integral carregando...aguarde...

Grade Curricular Noturno carregando...aguarde...

Como a robótica está presente na revolução da indústria? Veja que são os robôs, os grandes responsáveis por trazer tecnologias, desenvolvidas com Engenharia de Controle e Automação, às indústrias e fábricas.

Robotbulls

Conheça o Laboratório de Robótica e Inteligência Artificial construído para aperfeiçoar seus conhecimentos de Engenharia de Controle e Automação.

Saiba Mais

Depoimentos

"O curso de Controle e Automação possui uma vasta área de atuação para o profissional. Pode trabalhar no setor de energia, óleo & gás, siderurgia, mineração, alimentícia, entre outros. O diferencial do curso do Inatel é a estrutura de laboratório, com equipamentos modernos e um corpo docente extremamente qualificado."

Coordenador do curso, Prof. Alexandre Baratella Lugli

"No curso de Engenharia de Controle e Automação do Inatel tive a oportunidade de conhecer e entender a atuação do engenheiro no mercado através de palestras, cursos, seminários e visitas que ocorreram ao longo do curso. Todo conhecimento adquirido em treinamentos aliados à base técnica e teórica oferecidas pelo Inatel, me preparam para a vida profissional."

Monique Fleming Costa Paduan, ex-aluna e Engenheira de desenvolvimento de produto da Embraer.

"O curso de Engenharia de Controle e Automação é de extrema qualidade; os professores são altamente qualificados e o Instituto oferece laboratórios e equipamentos de última geração. Desta forma, a grade curricular agrega teoria e prática, o que é fundamental no mercado de trabalho e permite o desenvolvimento das habilidades técnicas. Formei há um mês e já estou empregado em uma multinacional, graças ao conhecimento e atividades oferecidas pelo Inatel. Tenho orgulho em dizer que formei no curso avaliado com nota 5 no MEC em uma das melhores universidades do país. Sou Engenehiro do Inatel!"

Mauricio Gomes de Melo, ex-aluno graduado em Julho de 2017

Inscreva-se no vestibular de Engenharia de Controle e Automação do Inatel
INSCREVA-SE