Processo é rápido e exige apenas a apresentação de alguns documentos

Após passar pelo período intenso de estudos do vestibular, agora chegou a hora de se matricular na instituição que escolheu para seguir sua carreira profissional. Para se matricular na faculdade você precisará providenciar alguns documentos pessoais e dos responsáveis, e ainda com as opções de se matricular online, por e-mail ou enviar uma procuração, caso tenha menos que 18 anos, para que alguém faça a matrícula por você.

Como fazer minha matrícula?

Você, que foi aprovado no vestibular, precisa agora efetuar a sua matrícula. Para isso, é necessário primeiro separar os documentos necessários para se cadastrar na instituição. Os itens exigidos são:

  • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou supletivo;
  • Diploma para quem concluiu curso profissionalizante;
  • Prova de quitação do Serviço Militar para candidatos do sexo masculino;
  • CPF;
  • Documento de Identidade;
  • Título de eleitor com quitação;
  • Certidão de Registro Civil, como casamento ou nascimento;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou supletivo;
  • Atestado de equivalência do Ensino Médio para quem estudou no exterior

Para o matriculado que não estiver com o certificado de conclusão do Ensino Médio ou histórico escolar em mãos, é obrigatória a apresentação de uma declaração da escola onde estudou para comprovar a formação.

No ato da matrícula, também é preciso apresentar os documentos da pessoa responsável pelo pagamento das mensalidades. É preciso uma cópia do documento de identidade e uma cópia do CPF do responsável financeiro. O Inatel não cobra taxa para a matrícula. O valor cobrado é referente à primeira mensalidade.

Como matricular menor de idade no Inatel?

Caso o aluno que tenha sido aprovado no vestibular e atenda aos requisitos para a matrícula tenha menos de 18 anos, é preciso efetuar a matrícula por procuração. Nesse caso, é necessário enviar, por meio do procurador, um documento assinado pelo responsável legal do aluno para a Secretaria de Registro Acadêmico.

Também é necessário enviar, por meio do procurador, um documento com firma reconhecida assinado pelo responsável legal do aluno para a Tesouraria do Inatel.

Quais os contatos para matrícula?

Caso o matriculado encontre dificuldade no processo de cadastro no Inatel, é possível entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (35) 3471 9303.

Agora sim, tenha um excelente início de jornada no Instituto Nacional de Telecomunicações, o Inatel! Temos certeza que uma grande trajetória repleta de histórias incríveis. Agora você fará parte de uma instituição referência em ensino e pesquisa na área de engenharia, será um grande prazer contar com você no processo de aprendizado que irá te transformar em um grande profissional.

Ao longo dos últimos anos, o Inatel se consolidou no Brasil e no exterior como formador de grandes talentos. E você, certamente, será um deles! O Inatel foi a primeira instituição de ensino do país a oferecer um curso superior de engenharia que tivesse como foco a área das telecomunicações. Posteriormente, outros seis cursos de engenharia passaram a fazer parte da nossa grade de ensino: Biomédica, Computação, Controle e Automação, Elétrica, Produção e Software.

Independente do curso que você escolheu, o Inatel está preparado para te dar todo o apoio necessário para se tornar um profissional de referência. Na instituição, você irá encontrar laboratórios, equipes de competição, professores qualificados e até mesmo oportunidades de estágio em grandes empresas parceiras para colocar em prática tudo aquilo que é ensinado em sala de aula. Ao se formar em poucos anos, em uma de nossas engenharias, você já será considerado um profissional com experiência pelo mercado.

O ecossistema do Inatel é conhecido como uma parceria para toda vida, pois no Instituto você poderá cursar a faculdade, a pós-graduação, o mestrado e o doutorado. Trabalhar em nosso centro de competência e prestação de serviços tecnológicos, empreender com uma startup em nossa Incubadora, investir nas empresas incubadas ou até mesmo terceirizar os serviços de sua futura empresa para o Inatel.

Nos vemos pelo campus!