Inscrição pode ser realizada de maneira presencial ou pela internet, no site do Inatel

As inscrições para os vestibulares são abertas todo semestre, em dezembro e julho, com a opção também do Vestibular de Verão, em janeiro. Para participar, o candidato precisa efetuar seu cadastro pela internet. Nas últimas edições, as provas foram realizadas online ou presencialmente. O vestibular tem duração de quatro horas.

Mas para que não aconteçam imprevistos na data da prova, o candidato precisa estar por dentro do que é necessário para realizar o vestibular. É preciso saber os itens necessários para inscrição, prazos que precisam ser cumpridos, informações do edital, requisitos para os cursos de graduação e o conteúdo cobrado na prova.

Passo a passo
Créditos da imagem: Pixabay

O que é preciso para se inscrever?

As inscrições podem ser feitas pela internet ou de maneira presencial, no Centro de Registros Acadêmicos do Inatel, na sede da instituição, em Santa Rita do Sapucaí. O campus fica na Avenida João de Camargo, número 510.

Na inscrição, o candidato precisa preencher uma ficha observando os seguintes itens: se pretende ou não utilizar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); se pretende realizar a prova de maneira presencial, no campus do Inatel, ou de maneira online; a ordem de opções pelos cursos e o ano de conclusão do Ensino Médio. Para aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio, podem optar como treineiros.

Para garantir a inscrição, é preciso fazer o pagamento de uma taxa. O pagamento poderá ser feito por crédito em conta corrente, boleto bancário ou cartão de crédito. O pagamento poderá ser realizado até o último dia de inscrição do processo seletivo.

Como realizar a inscrição do vestibular pela internet?

Para se inscrever pela internet, é preciso seguir o passo-a-passo, que é bastante simples

  1. É preciso acessar o site do vestibular;
  2. Na sequência, clicar em "inscreva-se no vestibular de verão", onde será preciso criar um login com e-mail e senha;
  3. Após o cadastro, é preciso confirmar a pré-inscrição por meio de uma mensagem enviada para a caixa de mensagens do e-mail informado;
  4. Na sequência, é preciso acessar novamente o site e entrar com o login e senha cadastrados;
  5. Depois, o candidato precisa aceitar os termos de inscrição para prosseguir na inscrição;
  6. É preciso preencher a ficha de inscrição;
  7. Após o cadastro realizado, um comprovante é enviado para o e-mail informado pelo inscrito;
  8. Na sequência, é preciso, na área do inscrito, solicitar o pagamento da taxa de inscrição. O valor deve ser pago até o último dia do prazo de inscrição, por boleto bancário, crédito em conta corrente ou cartão de crédito;
  9. Na área do inscrito, também é possível solicitar um dos programas de bolsa oferecidos pelo Inatel;
  10. Após o pagamento ser confirmado, a inscrição estará efetivada no sistema do vestibular.

Quais cursos o Inatel oferece?

Semestralmente, o candidato poderá escolher qualquer um dos sete cursos de graduação da instituição. São eles:

- Engenharia de Telecomunicações: o curso tem duração de cinco anos, com 220 vagas para o período integral e 30 vagas para o período noturno.

- Engenharia de Computação: ao todo, o curso tem duração de cinco anos. A instituição oferece 90 vagas para o período integral e 30 vagas para o período noturno.

- Engenharia Biomédica: no curso, o estudante precisará estudar por cinco anos até conseguir se formar e têm disponíveis 90 vagas para o período integral e 30 para o período noturno.

- Engenharia de Controle e Automação: a graduação tem duração de cinco anos com um total de 90 vagas para interessados em se cadastrar no período integral e 30 vagas para o período noturno.

- Engenharia de Produção: o curso tem duração de cinco anos e também são disponibilizadas 90 vagas para o período integral e 30 para o período noturno.

- Engenharia de Software: com duração de cinco anos, 90 vagas para o período integral e 30 para o período noturno.

- Engenharia Elétrica: também com cinco anos de curso, 60 vagas para o período integral e 30 para o período noturno.

Para aqueles que optarem pela prova online:

Confira o endereço do site e os links enviados para a realização do vestibular. Verifique a conexão de internet, a iluminação do local, prefira uma mesa com cadeira confortável e converse com quem divide a casa para garantir um pouco de silêncio, mais tranquilidade e concentração enquanto estiver fazendo a prova.

Para aqueles que optarem pela prova presencial:

Para fazer a prova o vestibulando precisará apresentar um documento com foto, como RG ou Carteira de Motorista.

O que fazer na véspera do Vestibular:

  • Deixe os documentos organizados
  • Organize sua roupa e a mochila
  • Compre os lanchinhos
  • Revise o caminho que será feito
  • Descanse
  • Durma cedo e não se arrisque com refeições que possam fazer mal

O que fazer no dia da prova? 

  • Confira os materiais e documentos antes de sair de casa
  • Faça uma refeição leve
  • Leve garrafa d’água
  • Não caia na tentação de tentar estudar mais
  • Saia mais cedo de casa
  • Vá ao banheiro com antecedência, se acomode na sala e aguarde
  • Responda com atenção e confira o gabarito antes de entregar

Aproveite para trazer familiares e amigos para conhecerem o Inatel quando vier fazer a prova, há sempre uma recepção especial para os acompanhantes dos vestibulandos, com lanche e passeio pelo campus. É uma oportunidade única para interagir com o futuro lar de estudos do vestibulando.

A equipe do vestibular também está sempre à disposição para visitas guiadas agendadas, além de tirar dúvidas sobre o processo, sobre os cursos, bolsas de estudo e muito mais. Basta entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Inatel tem um programa de bolsas próprio, que garante a faculdade de engenharia para quase 70% dos alunos da instituição. Além dos tradicionais financiamentos estudantis governamentais; as modalidades de bolsas e financiamentos podem ser cumulativas no Instituto. O aluno pode ter uma bolsa do Inatel e somar com o FIES ou Prouni e ainda ter renda com o estágio desde o primeiro período, além de inúmeras vagas para trabalhar no campus, nos programas de monitoria, iniciação científica e tantos outros.

E ainda, para aqueles que já se formaram em outro curso ou entraram em outra faculdade, há a possibilidade de transferência com bolsa garantida de 50%.

Entre em contato, esclareça suas dúvidas e venha passar um dia para viver a experiência Inatel, o seu futuro aguarda por você aqui.