Cursar uma faculdade de engenharia particular bem-conceituada está ao alcance de todos.

No curso superior, cerca de 70% dos alunos são bolsistas, em descontos que podem chegar a 100% na mensalidade. Ao se inscrever para o vestibular, o estudante preenche uma ficha social e é informado antes mesmo de entrar na faculdade sobre o percentual de desconto oferecido, além das melhores notas no vestibular garantirem bolsas mérito.

O aluno aprovado no vestibular pode pedir qualquer um dos cinco tipos de bolsa oferecidos. Além do programa de bolsas, o estudante ainda pode conciliar e somar com os descontos dos programas governamentais para o ensino superior, como Fies. Entre as opções de bolsas, algumas oferecem metade da mensalidade e a outra metade é paga após a formatura.

Passo a passo
Créditos da imagem: Ascom - Inatel

Bolsa Mérito

O estudante que alcança uma boa colocação no vestibular do Inatel pode conseguir bolsa de desempenho e o valor pode chegar a 100% na mensalidade. Para participar do programa Bolsa Mérito é preciso prestar o vestibular presencialmente e se classificar entre os primeiros lugares no ENEM. .

Para os estudantes que fizerem provas para transferência ou já diplomados, serão beneficiados os que alcançarem as notas mais altas na classificação geral. Neste caso, a avaliação acontece por meio de uma prova de redação. A nota mínima para a aprovação é de 60 pontos.

Image

Os vestibulandos poderão contar com a Bolsa Mérito durante toda a graduação, desde que não interrompam o curso, não recebam punições ou tenham baixo desempenho, ou seja, o aluno perde a bolsa se ficar de dependência em alguma matéria. E a bolsa também não é concedida para estudantes que não tenham Ensino Médio completo.

Bolsa Socioeconômica

Na modalidade de bolsa socioeconômica, as famílias solicitam auxílio financeiro para complementar a mensalidade do aluno. No valor do desconto, 50% são concedidos de maneira gratuita e os outros 50% serão pagos apenas depois da formatura. Porém, o estudante precisa seguir algumas regras tanto para conseguir, quanto para manter a bolsa.

Antes de concorrer à bolsa, é preciso preencher uma ficha social. Na sequência, realizar a inscrição no processo seletivo, como vestibular, Enem ou transferência de curso. Ao ser aprovado no processo seletivo, basta aguardar o índice liberado para desconto.

Image
Image

O desconto varia de 20% a 100% no valor da mensalidade do curso, que são concedidos após análise da ficha social, das informações e documentação apresentada pelo candidato durante o processo. A ficha social deve ser preenchida até o último dia de inscrições do vestibular.

Depois da realização da matrícula, o novo aluno do Inatel precisará consultar a Seção de Assistência Estudantil para saber o passo a passo, prazo e quais os documentos necessários para assegurar o processo de bolsa de estudo. Porém, para adquirir a bolsa socioeconômica, é necessária a apresentação de um fiador.

Bolsa Beneficente

A bolsa beneficente não é reembolsável, ou seja, não será necessário pagar para a Instituição após formado. Aos alunos que comprovarem baixa renda familiar, os descontos são 100% ou 50% na mensalidade para todo o curso.

A análise para a Bolsa Beneficente está sujeita à análise semestral e ao atendimento dos critérios da Lei ou de regulamentação que seja publicada pelo Governo Federal. O aluno beneficiado precisa ter bom rendimento acadêmico e não pode cometer qualquer tipo de infração disciplinar.

Bolsa Reembolsável

Neste caso, a bolsa é concedida para o aluno que é transferido de outra instituição ou portador de diploma de graduação que queira ingressar em qualquer um dos cursos do Inatel. A bolsa é de 50% no valor da mensalidade e precisa ser reembolsada no final da graduação.

É necessária ainda a apresentação de fiador. A modalidade é viabilizada pela Finatel e pela Fundacred, que administra o crédito educativo da instituição. É necessário preencher um formulário de inscrição no site da Fundacred e enviar os documentos digitalizados para ganhar o benefício.

Quanto custa estudar em uma faculdade particular de engenharia?

Uma faculdade tradicional de engenharia, que oferece os melhores laboratórios e tem um alto índice de empregabilidade, como o Inatel, tem uma mensalidade de R$ 2.679,00 para os cursos de Engenharia. No entanto, mais de 60% dos alunos da instituição estudam com bolsas e desde o primeiro período na faculdade os estudantes têm oportunidades de gerarem renda para se manterem.

No Brasil, são raros os exemplos de faculdades que têm parcerias com gigantes multinacionais, que funcionam dentro do campus e empregam estudantes de todos os períodos e ex-alunos. Por isso, os vestibulandos que pensam em cursar engenharia não devem ter o valor da mensalidade como obstáculo, pois no Inatel existem bolsas de sobra para os que solicitarem os benefícios. Sendo assim, para ter certeza da decisão de estudar em uma faculdade de engenharia, o vestibulando deve conhecer a estrutura, os laboratórios e as oportunidades práticas, profissionais e de bolsas oferecidas por uma instituição particular como o Inatel. Pois, após os cinco anos de graduação, eles se formam engenheiros com experiência e uma carreira já consolidada, iniciada ao passarem no vestibular.

Image
Image

O Inatel tem o objetivo de disseminar a engenharia para o mundo, de atuar socialmente para inclusão, para isso, faz nivelamento nos primeiros períodos para todos os alunos iniciarem a graduação com pleno conhecimento para desenvolverem as habilidades como engenheiros. E possui um programa de bolsas completo para atender todas as necessidades de alunos vindos de todas as regiões do país.

Não perca a oportunidade de tirar suas dúvidas e estudar em uma instituição que é referência em tecnologia em todo o Brasil! Caso queira conhecer mais sobre a instituição e sobre as modalidades de bolsas disponíveis, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para ingressar no Inatel é fácil e sem burocracia. A equipe está determinada para te ajudar e tirar todas as dúvidas necessárias.