Diretor reeleito, Carlos Nazareth Motta Marins, faz balanço da primeira gestão e fala das oportunidades do futuro.
Diretor e vice-diretor do Inatel durante a cerimônia de posse
Diretor e vice-diretor do Inatel durante a cerimônia de posse

Os professores Carlos Nazareth Motta Marins e Guilherme Augusto Barucke Marcondes tomaram posse do segundo mandato como diretor e vice-diretor, respectivamente, do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel – para o período de 2022 a 2026.

Na cerimônia de 30 de novembro, o diretor Carlos Nazareth fez um balanço da primeira gestão, marcada pelos desafios da pandemia de COVID-19 e por grandes conquistas do Instituto em todas as áreas em que atua. Confira:

Início: primeira gestão e pandemia

Quando começamos esta trajetória em 2018 sabíamos que os desafios futuros seriam muito grandes. Estávamos vivendo uma crise na economia nacional e a perspectiva de que nos anos seguintes viveríamos pressionados pela retomada da economia e pela busca de novas oportunidades para nossa instituição, uma vez que o cenário da educação privada no Brasil se apresentava em intenso declínio. O ano de 2019 foi duro, mas com perspectivas que apontavam melhorias, mesmo que no radar já existisse a ameaça de uma pandemia. No entanto, em março de 2020 a pandemia mostrou ao Brasil o que o mundo já vivia, e todos os cenários e perspectivas que tínhamos até então foram por completo destruídos. Entramos em uma operação de emergência para nos transformarmos, mas sem perder a tradição, a qualidade, a solidez e o nosso propósito de formar com qualidade os nossos jovens. Fomos rápidos, assertivos e dedicados em fazer o que era necessário para manter nossos programas educacionais e as nossas entregas nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e serviços. Este mérito não pode ser atribuído a uma diretoria, mas é fruto de uma grande equipe chamada Inatel. Os nossos colegas de trabalho, nossos alunos e nossos parceiros foram incansáveis em fazer de tudo, para tudo dar certo. Erramos, mas nos superamos e trabalhamos em dobro para corrigir. Acertamos e avançamos na busca de novas oportunidades.

Carlos Nazareth Motta Marins, diretor do Inatel, durante discurso de posse
Carlos Nazareth Motta Marins, diretor do Inatel, durante discurso de posse

Na área administrativa e financeira, avançamos com a digitalização e mantivemos as boas práticas de controle e gestão que fazem da nossa instituição uma instituição sólida e confiável, com princípios e valores amparados pela legalidade e pelo cumprimento das nossas obrigações em prol da sociedade. A manutenção e o desenvolvimento de boas práticas foram essenciais para ultrapassarmos estes momentos de turbulência, aperfeiçoando ao mesmo tempo a gestão de pessoas numa busca constante para manutenção e aperfeiçoamento de nosso time, de modo a permitir que a nossa instituição construa novas oportunidades.

A disponibilidade da Finatel em aportar mais recursos para Bolsas e oferecer às famílias de nossos alunos mais tempo para cumprirem seus compromissos durante a pandemia foi uma das decisões cruciais neste período de total incerteza. Estamos vencendo e saindo mais fortes de todo este processo.

Programa de Graduação

Nestes últimos quatro anos o nosso programa de graduação trabalhou intensamente por dias melhores. Trabalhamos para construir novos modelos que considerem as necessidades dos setores industriais e de serviços e que contemplem as transformações educacionais impostas por uma nova dinâmica de vida em sociedade, que clama por novas metodologias e novas práticas educacionais. Avançamos na empregabilidade de nossos alunos e no reconhecimento pelo mercado, que constata cada vez mais que oferecemos recém-formados com experiência, resultado de um programa diferenciado que integra a graduação, a pesquisa e os serviços com empresas parceiras em prol da formação de engenheiros e engenheiras com a visão do quão é importante o papel da engenharia para a sociedade. As nossas equipes de Computação, Robótica, Segurança Cibernética, Satélites, Soluções Eletromédicas são reconhecidas nacionalmente e internacionalmente pelos seus trabalhos desenvolvidos em nossos laboratórios temáticos.

Os nossos cursos de engenharia são os melhores ranqueados pelo mais prestigiado veículo de avaliação de cursos do Brasil e a nota da avaliação institucional do Inatel pelo MEC é máxima.

Pesquisa e Pós-graduação

Na pesquisa e pós-graduação somos pioneiros no tema 6G na América Latina e líderes do Brasil 6G. Pesquisamos em áreas de relevância como o 5G/6G, Internet do Futuro e Redes de Computadores, Comunicação Via satélite, Convergências das Comunicações óticas e sem fio, Internet das coisas, Comunicações Digitais, Inteligência Artificial e Materiais. Nosso time de pesquisa apresenta a maior produção per capita nacional no grupo Engenharia IV da Capes, o que enfatiza o nosso destaque em Telecomunicações e Tecnologia da Informação e Comunicação, viabilizando parcerias nacionais e internacionais e premiações ao redor do mundo, abrindo oportunidades na busca de novos projetos.

Serviços, Desenvolvimento e Inovação

A nossa equipe de especialistas do ICC desenvolve hardwares, firmwares e softwares voltados para o atendimento das empresas nacionais e internacionais, com qualidade e excelência desde a concepção até a execução de projetos. Avançando de maneira cada vez mais forte na integração com a área de pesquisa, possibilitando participar de todos os estágios da inovação com os nossos parceiros e permitindo que projetos como o LTE e 5G Network in a Box, ambos para redes privativas, se tornem realidade e conte com o apoio e parceria de empresas como a Furukawa e a Cisco.

Desenvolvemos software com a Ericsson do Brasil para o cenário Global, dentro de uma grande parceria que completará 54 anos, atendendo demandas e demonstrando que a engenharia nacional se mostra cada vez mais competente para resolução dos desafios mundiais.

A nossa área de serviços continua se destacando na expansão das redes de telecomunicações, contribuindo para que a Huawei, a Ericsson e a Nokia em conjunto com as principais operadoras do país expandam os serviços de comunicações móveis por todo o Brasil.

Ressalto o grande o apoio da Huawei à Fábrica de Talentos do Inatel e ao Centro de Segurança Cibernética, dentro do contexto de nossa parceria que se aproxima do vigésimo quarto aniversário.

A nossa área de Educação Continuada avança com o desenvolvimento de novos programas e novas temáticas que oferecem ao mercado de tecnologia e aos nossos alunos o que se apresenta de mais moderno, com intuito de preparar os

Campus do Inatel
Campus do Inatel

profissionais para os desafios atuais e futuros. Avançamos na área de consultoria atendendo corporações como a KPMG, EAF, o Consórcio Brasil 5G e Itaipu Binacional.

Através do Centro de Referência em Indústria 4.0 oferecemos capacitações para certificação Profibus e Profinet e nos tornamos nos dois últimos anos, o segundo centro em certificação de profissionais no mundo.

Estamos nos posicionando na área de Smart Places, com o projeto de Cidades Inteligentes do BNDES, com protótipos nas cidades de Santa Rita do Sapucaí, Caxambu e Piraí, através de parcerias com empresas como a TIM, Ericsson, Pixel e Nouvenn.

A área de Calibração e testes se transforma para atendimento às novas frentes de Industria 4.0 e saúde, mantendo a tradição em telecomunicações e eletrônica. Nossos especialistas na área de negócios se desafiam e se empenham para trazer para nossa instituição boas oportunidades, com uma visão clara de que estes projetos devem aprimorar nossos programas educacionais. O Inatel, como escola, necessita destas frentes para formação de jovens com conhecimentos sólidos e alinhados com as demandas de mercado, satisfazendo as exigências da sociedade e a visão de órgãos de governo atrelados aos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia que tanto nos apoiam e buscam fomentar uma educação e uma ciência hands-on.

Futuro

Pensando no futuro e nos próximos anos, teremos muitos desafios e oportunidades. Devemos ser cada vez mais otimistas com o futuro, pois o Inatel poderá contribuir cada vez mais com estas grandes demandas, trazendo para nossos alunos, ex-alunos e para nossa instituição a possibilidade de contribuir muito, pois todas as atividades humanas dependerão cada vez mais de tecnologia nos próximos anos. Eu e Guilherme agradecemos pelo apoio da comunidade Inatel em nos confiar a responsabilidade de dirigir a instituição por mais quatro anos. Trabalharemos com toda nossa energia, vigor e entusiasmo. Sabemos que este é mais um pequeno período dentro de uma história que se aproxima dos seus 60 anos, mas que deve ser trabalhado com todo empenho e dedicação, para que nossa instituição avance nas próximas décadas através das gerações que nascem e se desenvolvem a cada dia dentro de nosso Instituto.

Prof. Carlos Nazareth Motta Marins
Prof. Carlos Nazareth Motta MarinsDiretor do Inatel