Em tempos de nômades digitais, sem um teto ou endereço fixo e trabalhando onde o clima é mais favorável, a ex-aluna do Inatel, Caroline Gabriele da Fonseca Macedo, tem se descoberto uma cidadã do mundo, se dedicando ao trabalho da mesma maneira, mas não sempre do mesmo local. A Especialista em Investimentos do Itaú Personnalité, desde setembro de 2020 está 100% em home office e isso a fez mudar de ares e conceitos, entregar o apartamento perto do emprego e trabalhar à distância de onde o coração manda.

Como a linda cidade onde passou boa parte da vida, Lindoia, no estado de São Paulo, ou no Rio de Janeiro, que também continua lindo, junto ao seu namorado. Ou até viajando por aí e levando o trabalho debaixo do braço para lugares que sempre quis conhecer. E esse fogo que não a deixa parar em um só lugar já vem da época de faculdade, quando fez intercâmbio durante um ano na Universidade Irlandesa de Waterford.

 

Image

E falando em fogo desde a época do Inatel, uma das lembranças mais marcantes para a ex-aluna foi um incêndio na sede do Diretório Acadêmico. “Em 2014, eu era da chapa do D.A., junto de uma amiga vimos que o prédio começou a pegar fogo, fomos uma das primeiras pessoas a chegar. Saímos chamando todo mundo e logo as chamas ultrapassavam o teto e assustavam a todos. A brigada de incêndio do Inatel foi acionada, eles vieram com as mangueiras e comecei a ver uma comoção geral. O diretor na época, Marcelo Marques, saiu da sua sala e veio ajudar a conter o incêndio. Os alunos saíram correndo pelos corredores, buscando os extintores, e trazendo para a brigada. Era bonito de ver todos lutando por aquele espaço que também era de todos. Pouco tempo depois as chamas estavam contidas, os funcionários da brigada foram amparados pelos alunos. Posteriormente ainda conseguimos um financiamento com a Finatel, para reformar o D.A. e reinaugurá-lo meses depois de cara nova. Foi realmente um momento marcante e que me mostrou ainda mais como o Inatel não é só uma faculdade, mas sim uma família” relembra a profissional do mercado financeiro.

A Caroline é movida por paixões e uma delas foi à primeira vista no dia do seu vestibular, quando conheceu o Inatel. “Quando vi a estrutura da faculdade, o cuidado com os alunos e a beleza do campus, tive a certeza que era onde queria me formar e já fiz a matrícula assim que saiu o resultado” conta a engenheira de Controle e Automação. Mas não foi só o campus que conquistou o coração da Carol, ela também conheceu seu namorado durante o curso, quando eram estudantes. Ela viu o curso em que se formou nascer, ajudou a dar vida à IWCA (Semana da Engenharia de Controle e Automação) e foi da primeira equipe da hoje famosa Robotbulls.
Image
Chapa Atua DA
Alunas da Automação
Alunas da Engenharia de Automação
Equipe de Robótica
Equipe Robotbulls

Até chegar às grandes empresas de finanças, a profissional passou por dois estágios, um deles na Embraer, realizado exclusivamente para alunos do Inatel. Já ciente de seu perfil mais voltado ao comercial, focou no desenvolvimento pessoal para essa área, até chegar à XP Investimentos, se tornou especialista no segmento e, no final de 2019, entrou para o time do Itaú, onde atualmente trabalha com clientes de alta renda.

 E realmente a procura por engenheiros no mercado financeiro é grande, um profissional com facilidade de cálculo e raciocínio lógico. Mas a especialista em investimentos recorda que não foram só as credenciais como engenheira que a fizeram ter destaque, mas as habilidades comportamentais desenvolvidas ao longo do caminho, principalmente em atividades como trabalho voluntário, iniciação científica, monitoria, participação no D.A. 

Bom e como uma Inatelina que se preze, a Carol não poderia encerrar seu depoimento sem uma declaração cheia de emoção! 
Claro que o Inatel também morre de saudades de todos e não vê a hora de poder revê-los!

Caroline Fonseca
Caroline FonsecaEngenheira de Controle e Automação do Inatel
Turma Dezembro de 2017