João Pedro trabalha atualmente no Luizalabs, braço de tecnologia do Grupo Magalu, atuando como Squad Lead. Antes dessa experiência top, o ex-aluno passou três anos desenvolvendo a tecnologia para os aviões da Embraer (que fera!).
com João Pedro Martins Souza

Da tecnologia dos céus, na Embraer, para a tecnologia das compras no LuizaLabs, o ex-aluno do Inatel, João Pedro Martins, vem só crescendo e, isso, há 27 anos, que é a idade atual do rapaz. Aqui, nesta coluna do Por Onde Anda, são raros os engenheiros que não começaram a gostar de tecnologia na infância e com o João Pedro não foi diferente. De uma criança curiosa, para um adolescente obstinado que correu atrás e veio estudar eletrônica fora de sua cidade, Careaçu – MG., até um profissional que integra um dos maiores e mais ousados times de Developers do mercado nacional. 

Antes dessa experiência top, o ex-aluno ainda passou três anos desenvolvendo, entre outras cositas, a tecnologia para os aviões da Embraer, inclusive os Apaches (que fera!). Na Embraer, o João ingressou como estagiário e passou pelos cargos de Software Engineer e Tech Lead.
Hoje mora em São José dos Campos – SP, e diz que ainda está solteiro (só Deus sabe porquê, rs). Formado no 1° semestre de 2018, o João lembra que um dos fatores de decidir cursar Engenharia da Computação no Inatel foi conhecer a qualidade do ensino e a estrutura da Instituição. “Após ter conhecido outras instituições posso dizer com toda certeza que o Inatel oferece uma estrutura de ensino e professores excepcionais que fazem toda diferença na formação de seus alunos”.
E claro que o João Pedro não passaria por essas páginas que aqui estamos sem deixar seus melhores momentos de faculdade, não é? Conta pra gente: “as melhores lembranças do Inatel são as pessoas que conheci e os amigos que fiz, pois durante os cinco anos de estudo pude passar por muitas situações com elas, desde de madrugadas de estudos até festas e comemorações” .
Boa! A gente também gosta de dizer que são amigos #PraTodaVida!
Pra turma mais nova, que está chegando no Inatel, o profissional deixa uma importante dica: “tive oportunidades dentro da instituição as quais agregaram muito valor e que colaboraram imensamente para o meu desenvolvimento profissional, como a Iniciação Científica, em que conseguimos trazer para o Inatel o 3° lugar no ranking nacional na competição The Freescale Cup, em 2014; participei também da criação de um projeto para a FETIN onde abri uma empresa e ingressei por um tempo na Incubadora do Inatel” relembra.
Tudo isso contribuiu imensamente na formação deste profissional incrível, mas o divisor de águas, segundo ele, foi realizar estágio no ICC (Inatel Competence Center) na área de desenvolvimento de software, que proporcionou experiência para o mercado. Foi por meio desse trabalho que conseguiu seu segundo estágio na Embraer e de lá chegou ao Luizalabs.
Que isso João, a gente que agradece fazer parte de uma história tão inspiradora quanto a sua!
João Pedro Martins Souza
João Pedro Martins SouzaEx-aluno do Inatel