Com Silverio Chiaradia

No ano de 1971, enquanto o mundo continuava acompanhando a Guerra do Vietnã e as Missões Apollo ainda pousavam na Lua, formava-se no Inatel a terceira turma de engenharia, da qual saiu Silvério Chiaradia. O novo engenheiro natural de Itajubá, MG, encerrou a jornada em Santa Rita do Sapucaí e partiu direto para os braços da gigante IBM onde permaneceu por 25 anos. 

Só que a engenharia não veio assim, tão naturalmente para a vida do Silvério, que primeiro passou pelo Seminário para um curso clássico de Filosofia, até ministrou aulas da disciplina. “Não vi futuro naquilo, fiz cursinho e fui fazer Engenharia” relembra o empresário. “O Inatel foi uma opção excelente e um desafio, meu primeiro ano foi complicado porque os colegas que vieram da Escola Técnica de Eletrônica entendiam tudo e se saíam muito bem, enquanto para mim era pura novidade”. Horas e horas na biblioteca e o engenheiro conseguiu se manter no ritmo da classe, até se formar com emprego garantido e casamento também, este último aconteceu simultaneamente ao trabalho na IBM e consequente mudança para a América do Norte.  

Dali em diante, a decolagem profissional foi supersônica!

“Em março de 1972 fui para os Estados Unidos para ser treinado durante um ano, em 1976 passei a fazer parte do Grupo de Transferência de Tecnologia, um grupo de cinco engenheiros responsáveis por rodar as 40 fábricas da IBM nos USA, Canadá e Japão identificando tecnologias para implementar no Brasil. Fui Gerente de Planejamento de Recursos da fábrica por 10 anos. Mudei-me para a Matriz no Rio de Janeiro quando fui representante da empresa na FIESP, participei do grupo de criação do Mercosul e do grupo ABICOMP, que criou a minuta da regulamentação da Lei de Informática, sendo o responsável pela sua apresentação ao Ministério de Ciência e Tecnologia e ao Congresso Nacional. Fui Executivo de Marketing e Gerente Geral de Operações, quando me aposentei pela IBM em 1996”.

Hoje nosso ex-aluno mora em uma chácara em sua cidade natal e continua trabalhando em home office, como ele mesmo diz: calmo, tranquilo e produtivo. Orgulha-se ainda de ter completado em 2022 seus 50 anos de casado, realmente um feito e tanto! São cinco filhos e quatro netos que levam seu legado adiante. Inclusive, seu mais novo é pesquisador na Universidade de Melbourne, na Austrália. 

Após se aposentar na IBM, o ex-aluno não se deixou acomodar e empreendeu com a SulMinas Online, que foi a primeira empresa a trazer internet para o Sul de Minas e não parou por aí...
“Fui pioneiro na migração do acesso analógico discado para o digital, desenvolvi em parceria com um canadense que morava acima do círculo ártico (que nunca conheci pessoalmente) um sistema VoIP, que comercializei no Estado de São Paulo. Em 1999, desenvolvi um sistema de acesso via rádio utilizando equipamentos indoor que logo se tornou padrão, a primeira instalação foi em Barueri e a segunda em Itajubá e para dar suporte à rede wi-fi contratei uma empresa indiana com um link de satélite. A conexão era feita do meu escritório a um satélite mexicano e ao World Trade Center (sim, as Torres Gêmeas derrubadas em 2001)."
Dos seus tempos de faculdade, o empreendedor recorda que tudo era muito mais simples do que hoje. “Me lembro das aulas de TV do Baiano, de eletrônica do Jaime Dreicer, de circuitos do Aroldo, de ruídos do Irani de Souza, de circuitos analógicos do Ceslau Barksak. Fui monitor de Telefonia junto com o Navantino e não tem como não lembrar das aulas do Calistrato Burges de Muros. E isto sem esquecer das aulas do Luiz Gomes, Luiz Antonio, Mokarzel, Fredmark... Como eu fazia apostilas para os professores, foi a melhor maneira que tive para estudar, pois para montar cada apostila, tinha que estudar o conteúdo para que saísse adequada. Foi um bom tempo de muita experiência” rememora o ex-aluno com carinho.

O profissional, que nunca parou de aprender e empreender, fez da genealogia seu mais novo hobby e não deixou que um pouco de atrite o atrapalhasse a conhecer de onde viemos e quem nos precedeu.

Silverio Chiaradia
Silverio ChiaradiaEx-aluno do Inatel