Introdução

Diante da situação enfrentada pela sociedade hodierna em função do Covid-19, muitos locais e estabelecimentos estão atingidos pelo vírus. Buscando proteger os clientes e os colaboradores, há restrição na quantidade de pessoas que podem adentrá-los. Entretanto, tal restrição não é respeitada, causando então, aglomerações. Nesse contexto, acreditando que esta será uma realidade permanente, foi desenvolvido um Sistema de Monitoramento Inteligente capaz de contar o número de pessoas em um comércio, restringindo o acesso caso exceda o limite permitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Projeto

O Sistema de Monitoramento Inteligente, de acordo com a área do recinto, é capaz de calcular a quantidade de indivíduos permitidas no mesmo. Isso será feito por meio de uma catraca que fará uma contagem de quantas pessoas entram e saem do lugar. Ao adentrar, será liberado álcool em gel para higienizar as mãos, enquanto um sensor de temperatura verifica o estado do cidadão. Caso haja alguma anormalidade, será sugerido que a pessoa procure uma Unidade de Saúde e o seu acesso é negado. A catraca conta com o auxílio de um Apk, cuja finalidade é configurá-la de acordo com o tipo do estabelecimento. Para tal, será necessário que um responsável entre com um login e uma senha, e em seguida insira a área do local, para saber quantas pessoas podem adentrá-lo e utilizar esse valor como limite.
Infográfico
O protótipo faz uso de um aplicativo no qual o proprietário do comércio realiza um cadastro com os dados do seu estabelecimento. Uma das informações solicitadas é a área do local, que será usada pelo Apk para calcular quantas pessoas podem entrar por vez, 4 pessoas a cada 100 m² segundo a OMS. Após realizar o cálculo, ele envia esse dado para a Catraca através da comunicação via Bluetooth.
Quando o indivíduo chegar ao local, um sensor de presença fará a detecção e sua temperatura será medida. Caso o número de pessoas dentro do comércio não tenha sido excedido e a temperatura estiver de acordo, um servo motor permitirá que ela entre. Caso contrário, ele trava a catraca. No ambiente haverá suportes com álcool em gel, assim que houver a liberação para entrar, basta colocar as mãos sob o sensor e o álcool será aplicado com o uso de outro sensor de presença. O projeto pode ser implementado, também, em ambientes de lazer, como o cinema. Basta configurar na Apk o número de pessoas por sessão.

Resultados

Espera-se como resultado um protótipo capaz de executar as funções descritas. Assim, será possível auxiliar o monitoramento dos estabelecimentos, evitando o contágio de doenças virais, uma vez que o vírus que causa a Covid-19 é principalmente transmitido por partículas lançadas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, a infecção pode acontecer ao respirar o vírus se o indivíduo estiver em um ambiente de aglomeração. Além disso, futuramente poderá ser implementado em locais de lazer, como o cinema, para realizar a contagem de pessoas por sessão. Dessa forma, caso haja desistência de membros, o ingresso pode ser revendido, por exemplo.

Curiosidades

Os benefícios estimados para o projeto são inúmeros, e levando em consideração que o gasto médio da população com supermercado subiu 37,7% durante a pandemia, ele garante a proteção dos seus consumidores. Analisando o custo benefício, um paciente internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) custará, em média, R$ 1.800 por dia para o Sistema Único de Saúde (SUS). Na rede privada, o mesmo leito não sai por menos de R$2.100 a diária dependendo do hospital. Dessa maneira, a prevenção de contaminação em locais de aglomerações com o uso do projeto é uma solução efetiva para conter a pandemia.