Introdução

Nosso projeto é sobre um carregador portátil fotovoltaico, foi idealizado com o intuito de criar novas soluções mais sustentáveis para a preservação do meio ambiente e economia dos recursos naturais com eficiência (reduzir o gasto de energia elétrica no carregamento de smartphones e aparelhos eletrônicos por meio da energia solar), além da praticidade, o carregador é compacto, o que permite ser levado para qualquer lugar. A ideia veio após verificarmos que as grandes marcas de eletrônicos e eletroeletrônicos não possuem uma linha de produtos similares.
O aparelho também pode ser carregado na tomada como qualquer outro eletrônico, para os casos onde não existe energia solar, como por exemplo durante à noite, ou até mesmo em dias nublados e chuvosos onde a incidência de luz solar é mais baixa em relação aos dias ensolarados.

Projeto

O equipamento funciona à partir de uma bateria que pode ser usada para recarregar seu aparelho eletrônico de até cinco volts, o mesmo é recarregado pela energia solar por meio de células fotovoltaicas que convertem a energia gerada pelo sol em energia elétrica. As células funcionam através da absorção de fótons, elementos de energia presentes na luz solar, os fótons absorvidos excitam os elétrons contidos na placa solar que fluem através das células fotovoltaicas, gerando eletricidade.
Image

Funcionamento

A unidade básica responsável pela conversão da energia solar em elétrica é a célula fotovoltaica. As células geram corrente elétrica a partir de um fenômeno físico chamado efeito fotovoltaico. O efeito se dá através de semicondutores, sendo que o mais utilizado no caso de sistemas fotovoltaicos é o silício. Basicamente, existem alguns materiais que produzem eletricidade quando são expostos à luz. Isso acontece quando a luz atinge alguns dos elétrons soltos dos seus átomos hospedeiros. Quando incluímos material condutor aos lados positivo e negativo do material para formar um circuito, torna-se possível “canalizar” essa energia elétrica gerada. Resumindo, é possível converter a energia solar vinda do sol por meio de radiação em energia eletrica que pode ser utilizada para recarregar nosso equipamento.

Resultado

As expectativas para o nosso projeto é que diminua de maneira considerável o consumo de energia elétrica gerada por fontes não renováveis, uma vez que todos nós carregamos nossos smartphones ao menos uma vez por dia. Espera-se um produto com bateria que possa fornecer 5000mAh, carregamento rápido, com boa qualidade e um preço acessível.

Curiosidade

A ideia surgiu com o intuito de incentivar o uso de fontes de energias renováveis, podendo carregar qualquer dispositivo com entrada USB, ideal para pesca, camping e aventuras no geral.

Bibliografia

https://sharenergy.com.br/como-funciona-celula-fotovoltaica/

https://pontosolar.com.br/blog/a-energia-solar-funciona-com-o-tempo-nublado/#:~:text=Sim!,e%20a%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20energia.

https://www.ecosoli.com.br/blog/conheca-3-vantagens-que-um-carregador-solar-para-celular-pode-trazer-para-voce

Alunos

Guilherme Miguel Roque - Engenharia de Controle e Automação             

Isadora Silva Brandão - Engenharia de Controle e Automação     

Tiago Rodrigues Plum Ferreira - Engenharia Biomédica