Introdução

Para produzir café de qualidade especial é necessário acompanhamento minucioso e total controle sobre o que foi usado ou trabalhado na lavoura. Mesmo assim, grande parte dos produtores ainda tratam de maneira rudimentar a análise e descrição dos serviços, produtos e processos realizados. Além disso, os seletos produtores que anotam os procedimentos realizados, recorrem a métodos arcaicos que geram grande volume de documentos físicos. O objetivo do projeto é modernizar, proteger e facilitar o acesso à documentação, para atingir o maior potencial da cultura.

Projeto

O projeto se trata de um aplicativo que organiza de maneira sucinta todas as informações (limpeza, secagem, adubação, compras e vendas), a fim de facilitar tanto a busca quanto o acesso aos dados e a redução dos documentos físicos do produtor. Estes estão organizados em uma interface simples e intuitiva, cuidadosamente planejada para facilitar ao máximo a vizualização de todas as informações necessárias para o cafeicultor. Os relatórios da lavoura serão organizados por talhões e espécies da cultura. Além disso, o aplicativo conta com altímetro para auxiliar nos registros do plantio. O objetivo do projeto é tornar mais prático o cadastro de informações, controle da produção e no processo de certificação, que ocorre por meio da EMATER.

Funcionamento

O aplicativo funciona como organizador de planilhas digitais e ferramenta para o produtor. Inicialmente, ele cadastra as informação da propriedade , como altitude e área média. Após o cadastro do perfil, o usuário passa a adicionar informações do tratamento da lavoura conforme o avanço do ciclo. Essas informações serão alocadas em um banco de dados no armazenamento interno do dispositivo e, eventualmente, carregadas à nuvem. Assim, será possível baixar o perfil em outros dispositivos. Ademais, o produtor poderá mapear o histórico do café para traçar a estratégia mais adequada à sua lavoura e obter uma produção mais vigorosa. Para a cultura especial de grãos, a altitude é um fator indispensável para a geração de frutos de alta qualidade. Com base nisso, o aplicativo procura suprir essa necessidade com um altímetro que funciona com a localização do aparelho, dispensando o uso de internet.
Image

Resultado

Espera-se que o produto facilite tanto a migração de dados físicos para o sistema digital quanto o acesso às informações armazenadas do produtor; acelere a busca por informações específicas; proteja os dados de perda e ainda auxilie o produtor com ferramentas necessárias e úteis; Tudo isso deve ser feito da maneira mais intuitiva possível, para ajudar os usuários possivelmente não familiarizados com a tecnologia. Espera-se também que, por meio do mapeamento das informações, os produtos utilizados na lavoura sejam cada vez mais adequados à condição aos quais estão submetidos, para que a produtividade aumente.

Curiosidade

O Brasil é o maior produtor e exportador de café, sendo 20% correspondente ao café especial (372 mil ha). Por isso, o grão de café selecionado abriu um novo mercado supervalorizado. Enquanto o café tradicional representa um lucro de R$450,00/saco, o café especial pode chegar a R$2.000,00/saco. Os cafeicultores ainda utilizam métodos arcaicos para gerência de dados da produção. COFFEINE foi pensado especialmente para o cafeeiro que almeja fazer parte da produção mais especializado de café, e desenvolvido para uma interação intuitiva com o aplicativo.

Bibliografia

Entenda a diferença entre o Café Especial e o Café Tradicional. Disponível em: https://cafespagliaroni.com.br/blog/qual-a-diferenca-entre-cafe-especial-e-o-cafe-tradicional.

Do campo á mesa. Disponível em: https://blog.ucoffee.com.br/ciclo-de-producao-cafe-especial/.

Centro de Comércio de Café do Estado de Minas Gerais. Disponível em:https://bityli.com/3PVsI.

Certificação ABIC. Disponível em:https://bityli.com/iGXkP

Alunos

Bruno César Barberi Franco Pinto - Engenharia Biomédica

Luiz Gustavo Domingues de Carvalho - Engenharia de Computação

Samuel Kenzo Umezawa - Engenharia de Software

Ítalo de Rezende - Engenharia de Computação