O mês de julho marcou o início das operações da quinta geração de Comunicações Móveis no Brasil. A ativação do sinal 5G foi feita inicialmente em Brasília e a previsão é que, até setembro, chegue a todas as capitais brasileiras. Esse momento é um marco histórico para o país e, principalmente, para o Inatel, que esteve envolvido, desde o início, com a implantação da nova tecnologia em território nacional.

5G Range - Inatel

Como tudo começou...

As pesquisas em 5G no Inatel tiveram início em 2014, com a implantação do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), ambiente criado como parte de um projeto desenvolvido pela instituição, com o apoio do Ministério das Comunicações.

Inicialmente, o Inatel colaborou com a análise dos prováveis cenários de utilização dessa rede e das necessidades e demandas específicas para a sua implantação no país. Uma das particularidades identificadas foi que, por conta da vasta extensão de seu território e a diversidade geográfica, é imprescindível buscar soluções para levar conectividade para as regiões remotas.

Primeira transmissão em 5G com tecnologia nacional

E foi no Inatel que surgiu a primeira tecnologia 100% nacional para transmissões em 5G. Os pesquisadores do CRR desenvolveram um Modem capaz de transmitir dados sem causar interferência em outros usuários, tendo múltiplos serviços dentro da mesma banda e uma diversidade de aplicações. A solução permitiu a realização da primeira transmissão em 5G do Brasil, feita na capital do país, em agosto de 2017. Esse feito foi notícia no Jornal Nacional.
Clique para relembrar.

Pesquisa internacional para levar o 5G a longas distâncias

O Inatel também esteve à frente de um projeto de pesquisa, envolvendo instituições brasileiras e europeias, destinado a propor alternativas para levar conectividade a longas distâncias, o 5G Range. As soluções criadas como parte desse projeto visavam atender tanto a alta demanda por tecnologia existente no setor agrícola, quanto a necessidade de democratizar o acesso à internet. Um projeto com impacto econômico e social para o país! Clique para conhecer mais sobre esse projeto.

Projeto para criar redes móveis privadas

Uma das soluções criadas para atender a essa demanda foi o 5G in a Box, uma espécie de mini operadora capaz de criar uma rede móvel particular dentro de uma propriedade, seja ela uma fazenda ou uma empresa situada em uma localidade onde o sinal das operadas convencionais não chega. Dentre as vantagens do equipamento, estão o baixo custo e a facilidade de instalação. A solução já foi apresentada em diversas feiras e congressos e, atualmente, está em processo de transferência para o mercado. Assista a uma reportagem recente sobre a solução.

Estudos sobre utilização das faixas de frequência

A instituição também participou de importantes estudos que auxiliaram os órgãos reguladores durante o processo de implantação do 5G no país. Em 2019, identificou a interferência do 5G nos sinais de TV Via Satélite e apresentou a proposta de um filtro capaz de evitar o problema. Recentemente, está atuando no grupo técnico para a desocupação da Banda C, utilizada atualmente pelas emissoras de TV abertas Via Satélite, mas que será usada exclusivamente para o 5G, e a migração delas para a Banda KU. Clique para saber mais detalhes sobre esse trabalho.

Treinamentos e Consultoria em 5G

E é claro que o Inatel não poderia ficar de fora da parte educacional. Ao longo desses anos de pesquisas relacionadas ao 5G, o Instituto adquiriu expertise no assunto e compartilhou esses conhecimentos por meio cursos e treinamentos para profissionais de diversas áreas, de várias partes do país. A instituição também prestou consultoria na área para empresas, auxiliando inclusive os pequenos provedores de internet a se prepararem para o leilão das faixas de frequência. Atualmente, tem auxiliado as ISPs a se prepararem também com relação a segurança cibernética. Clique para ter uma palhinha de um dos cursos.  

Gostou de conhecer as contribuições do Inatel para a implantação do 5G no Brasil? Tem muito mais vindo por aí. Agora, que o 5G já se tornou realidade, os pesquisadores do CRR estão um passo à frente e já iniciaram os estudos em 6G. Em breve, teremos mais novidades!
Assessoria de Imprensa do Inatel
Assessoria de Comunicação e Marketing do Inatel