Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Redes veiculares inteligentes diminuem congestionamentos e acidentes

Por meio de diferentes sensores (como para detecção de condições da estrada, meteorológicas, estado do veículo, radar e outros), câmeras, computadores e recursos de comunicação, os automóveis podem recolher e interpretar informações com o propósito de ajudar o motorista a tomar decisões.

As aplicações potenciais permitem a coleta de informações em tempo real sobre o tráfego, as condições das estradas, a proximidade de outros veículos, entre outras.

Esses dados são capturados pelos sensores que ficam a bordo dos veículos e nas estradas, podendo ser transmitidos para outros automóveis ou para a infraestrutura rodoviária.

Redes veiculares

Como a área é muito nova, indústria e academia estão procurando desenvolver padrões e protótipos para essa intercomunicação - são as chamadas redes veiculares.

No Brasil, Leandro Villas, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos (SP), está desenvolvendo tecnologias para a troca de dados de forma eficiente nessas redes caracterizadas pelos nós em movimento, em colaboração com o grupo do professor Jó Ueyama.

As chamadas Redes Ad Hoc Veiculares (VANETs) fazem parte dos futuros "Sistemas Inteligentes de Transporte Terrestre" e compreendem a integração e comunicação entre sensores, veículos e componentes fixos na beira da pista (roteadores, gateways e serviços).

As VANETs são um tipo especial das Redes Ad hoc Móveis (MANETs), em que veículos equipados com capacidade de processamento e de comunicação sem fio criam uma rede espontânea ao estarem em movimento na pista.

Custos dos congestionamentos

Leandro explica que a VANET é uma parte importante dos sistemas de transporte inteligente (ITS) e tem enorme potencial de aplicações e valor comercial.

"Por exemplo, um estudo [...] mostrou que o custo pecuniário de congestionamento na cidade de São Paulo foi de aproximadamente R$ 33,5 bilhões. 85% desse custo está associado com o tempo perdido no trânsito; 13% é devido ao combustível consumido e 2% é decorrente de aumento das emissões de poluentes," relata.

O custo do congestionamento pode ser reduzido com o uso de VANETs, que disponibilizarão informações atualizadas e dinâmicas sobre as condições de tráfego.

Além disso, o sistema deverá reduzir o número de acidentes nas estradas e proporciona aos condutores e passageiros aplicações para a condução mais confortável, tais como serviços de localização, streaming de multimídia, notícias locais, informações turísticas e mensagens de alerta sobre a rodovia e ruas da cidade.

Segundo Leandro, "espera-se como resultado da pesquisa que as soluções de disseminação de dados em VANETs a serem concebidas superem as limitações das soluções atuais, com a integração de diferentes tecnologias e o tratamento simultâneo de desafios, como congestionamento de transmissões, partição e fragmentação temporal de rede. Pretende-se também que essas soluções inovadoras possam ser aplicadas na indústria nacional."

Com informações do INCT-SEC - 02/11/2012

Adaptado de:

Site Inovação Tecnológica, acessado em 02/11/2012

NOTÍCIAS

{{article.title}}{{article.date}}

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800