De forma alguma inovar é algo complicado, destinado apenas a alguns “iniciados”! Aliás, este modo de pensar é um mito, infelizmente muito generalizado, que impede que se pratique a inovação, trazendo grandes prejuízos aos profissionais e empresas!
De fato, Peter Drucker (1), no seu clássico estudo sobre os “faça” na inovação, coloca, dentre outros, os seguintes “mandamentos” para praticar a inovação:
- A inovação deve ser tanto conceitual (dentro de conceitos já estabelecidos...) quanto perceptual (deve ter seu impacto claramente percebido...);
- Ela deve ser simples e “concentrada” (fazer apenas uma coisa...);
- Deve começar pequena, cumprindo um objetivo específico;
- No entanto, sempre deve visar a liderança.
Daí, inovar não é só criar coisas fantásticas, que beirem a ficção científica, ou mesmo grandes avanços científicos; ela pode e deve manifestar-se no nosso quotidiano, de modo simples, de modo fácil, sempre procurando melhorar e tornar mais eficaz nossa vida e nosso trabalho!
Referência:
- (1)Drucker, Peter F. Inovação e Espírito Empreendedor (entrepreneurship) – Prática e Princípios – Livraria Pioneira, São Paulo, 5ª edição.
A Equipe do NEmp