“Criatividade e Inovação – “Será que isto é de minha área?” (6)

fórum-de-discussão-colorido

Atualmente, “a cada segundo nosso sistema nervoso é bombardeado por cerca de 100.000 bits de informação” (1). Daí ele se protege, aproveitando o que é necessário e suficiente para o seu “funcionamento” nas nossas áreas de interesse. Já pensaram na origem da especialização? É por aí que ela se mostra necessária... Legal! Não “fundimos a cuca”!

No entanto, com este grau de especialização, há o perigo de que cada vez mais saibamos mais sob cada vez menos! Tal fato pode tolher a criatividade, pois pode nos impedir de ver novas possibilidades de solução de problemas. Já perceberam o tão famoso (e problemático...) comentário “isto não é de minha área”? O que pode estar ocorrendo é que a pessoa está pensando na solução de uma determinada situação apenas utilizando sua área de conhecimento – e não se esforça para “pensar adiante”... Grande problema, para ela e para os outros!

Uma possibilidade de minimizar este problema é procurar analogias em situações parecidas, ficando atento a elas, e copiar boas soluções em outras áreas de conhecimento. A natureza, por exemplo, sempre foi um modelo para nós: o que é uma ponte senão uma solução otimizada proveniente da ideia de uma árvore caída sobre um rio? Aliás, este modo de “copiar ideias” é uma excelente técnica de gerar inovações, que será explorada mais adiante.

Boa “caçada” de ideias que resolvam seus problemas, a partir de soluções para problemas análogos, mas provenientes de outras áreas de conhecimento!

Referência (tem na biblioteca):

  1. (1)von oech, roger – Um “toc” na Cuca – técnicas para quem quer ter mais criatividade na vida. Cultura Ed. Associados, São Paulo, 13ª ed. – 1997.

 

A Equipe do NEmp

NOTÍCIAS

{{article.title}}{{article.date}}

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br