Mais um pouco de ‘Effectuation’...

quebra-cabeca-ir0ne

A profa. Saras Sarasvathy (Universidade da Virginia), criadora da teoria do ‘Effectuation’, teve como base de seu trabalho acadêmico muitas entrevistas com grandes empresários dos EUA, responsáveis pela criação de empresas de muito sucesso. Constatou-se então que no mundo dos negócios, do empreendedorismo e da inovação, muitas coisas mudaram... Consequentemente, procurou entender este “novo mundo” e criou alguns princípios dos quais vamos nos inteirar de alguns a mais, que podem ser interessantes para nosso trabalho de educadores...

- Colcha de retalhos. Enquanto o pensamento causal vê um problema para se resolver como peças de um quebra-cabeça, já pré-determinadas, com um posicionamento específico e com certa previsibilidade em ‘Effectuation’, o problema pode ser encarado com uma colcha de retalhos, que vai ganhando forma na medida em que vai sendo construído; não será por aí que o PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), que propõe aos alunos problemas reais, com linguagem realista e com a(s) solução (ões) descobertas pelo próprio aluno utilizando várias áreas do seu conhecimento, apresenta comprovação na motivação dos alunos e em sua aprendizagem?

- Fazer do limão uma limonada. Coisas podem dar errado. Assumir e abraçar as surpresas é diferente de evitá-las; daí, vale a pena tentar, arriscar e aprender com novas metodologias que criarmos – darão bom resultado, temos certeza!

A Equipe do NEmp

NOTÍCIAS

{{article.title}}{{article.date}}

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200