Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

“Design Thinking” – procurando “insights” que poderão levar à solução...

images4

A segunda fase dos passos iniciais da Ideação, após a fase de “inspiração” é a de “conectar” ou “interpretar”. Nela, ainda não devem ser buscadas possíveis soluções para o problema – é preciso tomar cuidado e evitar esta “busca de soluções, porque esta é uma tendência natural...

Neste ponto, o importante é buscar “insights”, baseados no material que foi obtido na fase anterior. Segundo a profa. Heidi M. Neck, Ph.D, do Babson College, Boston, EUA, “Os insights são as interpretações ou explicações para o comportamento e as ações observadas”.

Desta forma, ainda conforme a profa. Heidi, “reveja suas observações e a dos membros do seu grupo. Há alguma ideia original que você pode concluir com base nas suas observações? Tente ficar longe de ideias não-óbvias e parta para as interessantes e originais (dica: se você criar um insight sem base nos dados da sua observação, o insight não será original e será óbvio...) ”.

Na realidade, os “insights” são aqueles “tchans...” que temos ao descobrir algo novo em uma situação observada... Por exemplo, normalmente, nas concessionárias de automóveis a sala de espera da agência só contém a indefectível TV, que ninguém assiste (conversas, som baixo), revistas antigas e café. E os tempos de espera podem ser longos, com clientes aparentemente aborrecidos... Será que nada pode ser feito para que os clientes possam aproveitar melhor este tempo, trabalhando ou distraindo-se, aumentando sua “fidelização” àquela determinada agência? Garanto que você, com base neste insight, já teve ideias inovadoras a respeito... É assim que funciona... Se não “observássemos”, com interesse, o comportamento dos chateados clientes e o ambiente, não teríamos possibilidade de insights e nem de gerar ideias diferentes e inovadoras, assim reproduzindo sempre o mesmo ambiente em todas as salas de espera...

Assim, vamos caminhando para a “ideação”, etapa importante de nosso “Design Thinking”...

A Equipe do NEmp

NOTÍCIAS

{{article.title}}{{article.date}}

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800