“Design Thinking” – a primeira reunião de grupo e sua segunda conclusão...

tecnologias-na-escola3

Um segundo conceito, conforme a solução direta do problema proposto e formulado de um modo mais completo foi o seguinte:

Seria desenvolvido um aplicativo (App) através do qual o professor pudesse propor um exercício ou exemplo, sobre o conteúdo ministrado em sua aula em diversos momentos da mesma. Este material (pergunta ou exercício) seria exposto em projeção na classe ou escrito na lousa, e poderia tratar um conteúdo já ministrado ou formular um “desafio” sobre um conteúdo a ser trabalhado logo após.

O aluno que desejasse solucionar o exercício ou “atacar” o desafio colocaria sua resposta no smartphone (ou tablet), a qual seria imediatamente projetada na tela da sala para exposição à turma e/ou correção pelo professor, por sua própria opinião ou por uma proposta de debate na turma. Esta resposta sempre poderia ser removida ou aperfeiçoada pelo aluno, até obter seu formato final.

Cada resposta poderia ter um peso, se assim o professor desejasse e os acertos valeriam pontos ou qualquer outra forma de premiação. Deveria haver um limite máximo de possibilidades de resposta para cada aluno, para que os mais “sabidos” não prevalecessem.

O App poderia também ser configurado para que a resposta fosse liberada para grupos nomeados pelo professor ou escolhidos pelos alunos. Caso a turma contivesse alunos de vários cursos, poderia haver uma conveniente “mistura” dos mesmos, até mesmo provocada pelo próprio App. Isto motivaria a interdisciplinaridade.

As possibilidades de “gamificação” são múltiplas, o que garantiria a diversidade de “ambientes” e a manutenção do interesse dos alunos.

Também, após a aula, o App poderia ensejar a criação de “fóruns” sobre o assunto ministrado, de modo independente (somente os alunos) ou com a participação do professor.

Legal, não? E vamos caminhando! 

A Equipe do NEmp

NOTÍCIAS

{{article.title}}{{article.date}}

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200