Tudo bem! Muitas fases já foram trabalhadas: a seleção criteriosa dos problemas, a escolha para o qual a solução deve ser priorizada (a utilização de tecnologia em aula...), a reunião de sensibilização, a ideação, a seleção da ideia que parece ser a mais promissora, a prototipagem e o feedback. Agora, é colocar a ideia em prática e evoluir!
Evoluir significa fazer com que o conceito se desenvolva ao longo do tempo: ele não pode ficar parado, estático, pois aí consideraríamos a ideia de solução que ela surgiu acabada e perfeita, o que definitivamente não é... Por outro lado, é ao longo do tempo de uso que o conceito vai melhorando, tal como o vinho...
Nesta fase, é preciso controlar esta evolução: é como criar de uma criança pequena. Ela nasce com saúde (como nossa ideia...), mas precisa ser bem cuidada para crescer de modo saudável e harmônico.
Para tal, é preciso planejar os próximos passos: aonde podemos implementar a ideia com maior chance de sucesso? Que pessoas podem nos ajudar? Que apoio poderemos dar a elas? Como monitoraremos os avanços, para introduzir as novas realidades e modificações? Como documentaremos o seu progresso? Enfim, como “educar” nossa ideia para que ela se torne realmente eficaz e útil?
Parece complicado, mas não é. E ver a ideia crescer, evoluir e dar os resultados esperados é muito gratificante. É como um “filho”, que vai trazer orgulho se bem criado, realizado e feliz...
A Equipe do NEmp