Santa Rita do Sapucaí tem uma história de amor com a tecnologia e a eletrônica que vem de longe. A cidade começou a se desenvolver neste sentido graças a Luiza Rennó Moreira, mais conhecida como Sinhá Moreira que, em 1959, criou no local a primeira Escola Técnica de Eletrônica da América Latina (ETE). Filha de um banqueiro e fazendeiro, ela casou-se com um embaixador e foi morar no Japão. Rodou o mundo vendo coisas interessantes e teve a oportunidade de, na Europa, assistir a uma palestra de Albert Einstein em que ele dizia que o futuro do mundo era a eletrônica. Preocupada com a juventude, decidiu bancar a abertura da escola.

Neste movimento, ela teve que convencer Juscelino Kubitschek, o então Presidente da República, a criar por decreto o curso técnico em eletrônica, algo que não existia no país. Quando faleceu, em 1963, Sinhá deixou todo o seu patrimônio para a instituição.

Santa Rita do Sapucaí não estagnou após a morte de sua mais ovacionada colaboradora. Pelo contrário: só cresceu e manteve seu pioneirismo nesta área. Em 1965, foi inaugurado o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel, e alguns anos depois, a FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação.

Vale da Eletrônica

Movimentos Colaborativos

A Cidade Criativa, Cidade Feliz é um movimento colaborativo que pretende dar um passo significativo na melhoria da qualidade de vida da população de Santa Rita do Sapucaí, através da conexão dos valores e das diversas potencialidades humanas e culturais existentes na cidade. São realizados eventos e ações planejadas e executadas pelas pessoas e associações envolvidas na causa. Culmina com um festival anual, durante os meses de agosto a novembro.

www.cidadecriativacidadefeliz.com.br

Hacktown