Campanha da Cas@Viva/Inatel arrecada 6 toneladas de lixo eletrônico

inatel-passeata casaviva-290912-1Integrantes da Cas@Viva e do Inatel que participaram da passeata

Os alunos da Cas@Viva movimentaram o último sábado, dia 29 de setembro, em Santa Rita do Sapucaí. Com dança, gritos de guerra e faixas, os jovens do programa social do Inatel chamaram a atenção de moradores durante a tradicional passeata ecológica Lixo Eletrônico: não descarte essa ideia.

Depois da passeata, os alunos se concentraram na praça Santa Rita, onde durante todo o dia foi recebido lixo eletrônico, como pilhas, baterias, computadores, aparelhos de som, entre outros. Cerca de seis toneladas de lixo foram arrecadadas. "Eu acompanho a campanha há muito tempo e durante todo o ano incentivo a família toda a participar", disse Ana Paula Costa, que doou computador, impressora, celulares, baterias, fones de ouvido, etc..

inatel-passeata-casaviva-290912-8Parte do material arrecadado durante a campanha deste ano

Esse ano a Cas@Viva aumentou o número de parcerias com escolas e empresas da região que participaram do projeto. "É recompensador para a região toda. O CVT de Ouro Fino, por exemplo, fez uma campanha para arrecadar lixo eletrônico lá", disse a aluna do Módulo 2 da Cas@Viva, Rafaele de Branco.

 

Agora as doações passam por uma triagem, os equipamentos que podem ser reaproveitados são encaminhados para instituições filantrópicas e pessoas que fazem requerimento, os que não podem ser recuperados são enviados para empresas de reciclagem que trabalham com lixo eletrônico. Nos estandes de arrecadação os visitantes puderam ver o resultado do trabalho de reaproveitamento do lixo eletrônico através de um ventilador construído apenas com ventoinhas doadas. Outros materiais são disponibilizados para auxiliar em projetos dos alunos da Feira Tecnológica do Inatel – Fetin, que ocorre entre os dias 18 e 20 de outubro. O aluno do Módulo 1 da Cas@Viva, Carlos Israel Domingos, participou pela primeira vez da passeata. "É muito interessante, a gente se conscientiza que lixo eletrônico tem lugar certo e que se não for descartado da maneira correta pode prejudicar o meio ambiente, a todos nós".

 

 

 

 

 

inatel-passeata casaviva-290912-7Ventilador feito com ventoinhas de computador

inatel-passeata casaviva-290912-5

inatel-passeata casaviva-290912-2

inatel-passeata casaviva-290912-6

inatel-passeata casaviva-290912-4

inatel-passeata casaviva-290912-3

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200