Alunos do Programa Inatel Cas@Viva realizam trabalho beneficente

imagem-inatel-casviva-trabalho_beneficente-vicentinosDando continuidade ao projeto iniciado em 2008, quando o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) iniciou ações junto à questão do lixo tecnológico, o Programa Cas@Viva, ao longo do mês de novembro, desenvolveu trabalho voluntário na Sociedade São Vicente de Paulo, grupo mais conhecido como Vicentinos, que fica localizado no Centro de Santa Rita do Sapucaí.

Coordenadores, monitores e alunos do Programa Inatel Cas@Viva foram até o local e avaliaram 15 computadores que, há quase 10 anos, estavam em desuso por falta de manutenção. "Com a ajuda de alguns profissionais e o trabalho especial dos nossos alunos, avaliamos as condições dos computadores e conseguimos que alguns destes, pudessem voltar a funcionar e atender às necessidades do grupo", afirma uma das responsáveis pela ação, Débora Constanti J. Ribeiro.

Segundo ela, o trabalho somente foi possível graças à arrecadação de material feita em razão do Dia da Responsabilidade Social. "Na campanha de arrecadação de lixo tecnológico deste ano, conseguimos arrecadar monitores, mouses, teclados, impressoras, celulares, baterias, carregadores e outros aparelhos eletrônicos de pequeno porte, os quais possibilitaram a manutenção dos computadores. O Inatel, por sua vez, também fez a doação de alguns periféricos que contribuíram significativamente para o nosso trabalho", afirma.

Débora ainda ressalta que além da conscientização e aproveitamento do lixo tecnológico, essa ação envolveu o trabalho e a metodologia de muitos profissionais. "Unimos os conceito teóricos de Informática ministrados pela professora Rosimara Beatriz Salgado; a experiência técnica do aluno 4º período do Inatel, o monitor da Cas@Viva, Caio Garcia Coelho e o trabalhado desenvolvido nas aulas da pedagoga Renata Aparecida Mendonça, que ajudou a desenvolver o sentido da responsabilidade social, em cada um dos nossos alunos", explica.


Programa

imagem-inatel-casviva-trabalho_beneficente-vicentinos-foto_01Em compromisso com a comunidade onde está inserido e se desenvolve e, ancorado na responsabilidade social, considerando suas competências e possibilidades, o Inatel mantém, desde 2003, o programa que promove a alfabetização tecnológica de jovens das camadas menos favorecidas de Santa Rita do Sapucaí.

O Programa tem como principais objetivos promover a inclusão digital dos estudantes através de atividades orientadas em ambientes informatizados, educar para a compreensão da Sociedade da Informação e das coletividades onde vivem, além de prepará-los para o exercício da cidadania e para o universo do trabalho, incentivando a participação das famílias e das escolas de origem dos estudantes como parceiras e apoiadoras.  No trabalho desenvolvido nos Vicentinos, participaram os alunos do Módulo II, composto por estudantes do Ensino Médio.

Para o aluno do Programa Cas@Viva, Leonardo Balbino Magalhães, de 15 anos, realizar o trabalho na Sociedade São Vicente de Paulo foi muito bom. "Além de ajudar com a manutenção dos computadores, tivemos a possibilidade de colocar em prática o que aprendemos nas salas de aulas e nos laboratórios. Foi muito gratificante perceber que estamos aprendendo técnicas que poderão ser utilizadas profissionalmente no futuro", conclui.

 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br