Três cidades recebem o projeto Lixo Eletrônico do Inatel

Programa estará em Brazópolis, Pouso Alegre e Conceição dos Ouros

Inatel LixoEletronico SantaRita Set2016 28Muitas pessoas podem até não saber, mas existe uma destinação diferente para o lixo eletrônico, que são materiais como computadores, celulares e até pilhas que não são mais utilizados. Depositá-los na natureza, junto daquele lixo mais tradicional, só vai causar danos ao meio ambiente, é por isso que o Inatel, desde 2008 vem realizando o projeto Lixo Eletrônico Não Descarte Essa Ideia, desenvolvido pelo Inatel Cas@Viva e que já arrecadou cerca de 150 toneladas de materiais.

Pelos últimos levantamentos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, só 724 das mais de 5.500 cidades brasileiras têm algum tipo de coleta de lixo eletrônico. Somando a falta de informação da população com raros lugares para se descartar esses materiais, o lixo eletrônico nem sempre consegue chegar ao seu destino correto. Entre 60 e 90% são comercializados ilegalmente ou descartados no lixo comum, de acordo com o último relatório divulgado no ano passado pelo Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP).

O projeto do Inatel vem fazendo sua parte e atendendo as cidades de Santa Rita do Sapucaí e região. Nesse ano, a iniciativa já esteve em cidades como Pedralva, São Lourenço, Natércia entre outras e agora irá atender mais 3. No dia 08 de novembro a comitiva do Lixo Eletrônico estará em Brazópolis recolhendo equipamentos eletroeletrônicos como monitores de computadores, telefones celulares, baterias e pilhas, computadores, carregadores, mouses, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros. A exceção será as lâmpadas fluorescentes que não serão recolhidas. No dia 19 de novembro a coleta acontece na Praça Principal de Pouso Alegre das 9h às 16h. Já em Conceição dos Ouros, a arrecadação será em parceria com a Escola Estadual João Ribeiro de Carvalho que fará uma campanha de recolhimento dos lixos eletrônicos entre os dias 28 de novembro a 02 de dezembro.

"Estamos ultrapassando barreiras e mostrando que Lixo eletrônico é a grande preocupação do futuro. Temos que trabalhar para um mundo cada vez mais consciente, descartando o lixo eletrônico com responsabilidade”, comentou a coordenadora do Projeto do Inatel Débora Costanti Ribeiro.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br