Projeto de conscientização sobre o descarte correto de Lixo Eletrônico será ampliado em 2017

Projeto já arrecadou cerca de 150 toneladas de lixo eletrônico na região

Inatel LixoEletronico SantaRita Set2016 28O celular, o computador e outros equipamentos eletrônicos ficam velhos um dia e caem em desuso. E o destino desses resíduos já virou um desafio para muitos países. Ciente deste problema, o Programa de Responsabilidade Social - Inatel Cas@Viva vem fazendo sua parte através do projeto “Lixo Eletrônico, não descarte essa Ideia”. Ao longo dos dez anos em que é realizado, o projeto que já arrecadou cerca de 150 toneladas de equipamentos.

E o ano de 2016 foi muito importante para o projeto, pois além de sua forte atuação em Santa Rita do Sapucaí, o programa se estendeu para cidades da região como Pouso Alegre, Borda de Mata, São Lourenço, Pedralva, Natércia, Heliodora, Conceição dos Ouros e Brazópolis.
Para Débora Ribeiro, coordenadora do Projeto a iniciativa de estender a coleta para outras cidades visa conscientizar a maior parte da população da região sobre a importância de dar o destino certo a este tipo de material. “Muitas pessoas ainda não sabem o que fazer com esses materiais e o projeto nos permite auxiliá-los a fazer o descarte correto. Temos notado que o objetivo esta sendo alcançado e muitas cidades já sinalizaram o interesse em receber o evento este ano”, comenta.

Em 2016 foram arrecadados mais de 10 toneladas de produtos que já passaram pelo processo de triagem e separação. "Os equipamentos que puderam ser recuperados, encaminhamos para o uso de estudantes e colaboradores de instituições da cidade. Algumas peças foram separadas para serem utilizadas em outros projetos da Cas@Viva. O que não pode ser aproveitado é vendido para uma recicladora certificada de São Paulo e o recurso revertido para o próprio programa", explica Débora.

A expectativa para 2017 é que o projeto se estenda para 12 cidades da região, segundo a coordenadora. “Vamos fortalecer nossa campanha em cidades próximas. Queremos ter cada vez mais o apoio de entidades, escolas e da população e acredito que assim possamos ajudar cada vez mais o meio ambiente”, ressalta Débora.

As campanhas realizadas pela equipe do Inatel Cas@Viva promovem a cólera de equipamentos eletroeletrônicos como monitores de computadores, telefones celulares, baterias e pilhas, computadores, carregadores, mouses, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros, exceto lâmpadas fluorescentes. Esse tipo de material corresponde a 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Isso quer dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população do mundo. Esses metais podem causar sérios danos à saúde e provocar a contaminação e poluição do meio ambiente.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br