Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

O projeto integrado ao CDTTA já está disponível para empresas que queiram comercializá-lo

Depois de três anos de pesquisas, o protótipo do Andador Microcontrolado, projeto integrado ao Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA), foi finalizado e está pronto para ser transferido para a indústria. Desenvolvido pelo aluno do curso de Engenharia da Computação do Inatel, Diego Marcel de Souza Pinto, o projeto foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante no dia 1º de dezembro.

O Andador Microcontrolado tem a função de facilitar a movimentação de pessoas com mobilidade reduzida nas pernas, seja por uma deficiência ou lesão temporária. O equipamento tem um motor de passo e rodas com giro de 360°, que evitam que o usuário precise fazer força para levantá-lo na hora de mudar o passo. O controle do movimento é feito por dois botões que acionam o equipamento para frente e para trás. Outro diferencial são os sensores de segurança que fazem o andador parar instantaneamente ao sair do alcance do paciente.

"Concluir este projeto foi uma felicidade muito grande e uma oportunidade para realizar um desejo pessoal de poder ajudar as pessoas que necessitam de um equipamento como este a terem mais autonomia e melhor qualidade de vida", afirma o aluno. Com a formatura, Diego deixará o CDTTA para seguir sua carreira profissional. O projeto passará a ser conduzido por outros bolsistas do Centro, que acompanharão a fase de testes do protótipo e trabalharão para incrementar o equipamento.

Para o orientador do projeto, professor Marco Túlio Perlato, a conclusão do andador foi uma grande satisfação por tratar-se de um dos primeiros protótipos desenvolvidos pelo CDTTA e disponível para a industrialização.

Histórico

Imagem 056Diego e o Andador MicrocontroladoA ideia para o projeto surgiu a partir da vivência do próprio Diego que fraturou o fêmur em um acidente de moto e precisou utilizar um andador durante o período de recuperação. Devido à dificuldade enfrentada no uso do equipamento, ele e mais dois colegas decidiram acoplar rodas e um motor de passo a um andador comum, além de outras tecnologias que pudessem deixá-lo mais funcional.

O projeto foi destaque na Feira Tecnológica do Inatel - FETIN de 2009, quando os alunos apresentaram o primeiro protótipo do Andador Microcontrolado e foram premiados. Com a repercussão positiva, os alunos foram chamados para apresentar o projeto em diversos eventos, como a Reatech, feira internacional de tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, na qual participaram por dois anos consecutivos.

A partir de 2011, Diego passou a conduzir o projeto sozinho, na intenção de utilizá-lo como TCC e, em agosto deste ano, com a criação do CDTTA, o projeto foi integrado às pesquisas do Centro. Nesse período, Diego implantou uma série de melhorias no equipamento, como um circuito eletrônico mais robusto e os sensores de segurança, que o deixaram ainda mais inovador.

Os próximos passos são realizar os testes com pacientes para confirmar a eficácia do andador e a pesquisa de novas tecnologias que possam incrementar o equipamento como, por exemplo, um sensor de toque para pessoas que tem pouca mobilidade com as mãos possam utilizá-lo.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800