Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Centro de Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA) cria grupo para organizar ações que podem auxiliar o atendimento às pessoas infectadas

Respirador Pulmonar Inatel CDTTA
Ventilador pulmonar do Inatel, utilizado nas aulas de graduação,
será emprestado para hospitais para aumentar a capacidade
de atendimento.

O grupo procurou os hospitais da região para averiguar a situação dos Ventiladores Pulmonares, que auxiliam na manutenção da respiração do paciente com quadro de pulmões comprometidos, como pode acontecer com a evolução do COVID-19. O grupo trabalha no desenvolvimento de ventiladores pulmonares compostos parcialmente por peças 3D e componentes eletrônicos de fácil acesso para serem finalizados até o final do mês, e para produção de materiais de proteção individual em impressão 3D e outras tecnologias que podem dar suporte ao trabalho dos profissionais da saúde.



A equipe ainda formata em conjunto com diversos países e outros estados, um banco de dados sobre as maiores dificuldades com os equipamentos médicos nos cuidados com os pacientes e as possíveis soluções para agilizar o retorno das máquinas rapidamente para as UTIs. Estes contatos intensos com profissionais europeus motivaram a criação do grupo, após os relatos das dificuldades enfrentadas nos países que passam pelo pico da pandemia, devido às demandas urgentes e imprevistas, sem uma prévia preparação dos hospitais. 



De acordo com Filipe Bueno, Coordenador do Centro de Pesquisas em Engenharia Biomédica do Inatel, foi levantado que alguns ventiladores pulmonares estão parados na região e o grupo atuará para reabilitar essas tecnologias para disponibilizá-las aos hospitais. “O que os outros países estão fazendo em termos de soluções tecnológicas, nós estamos aprendendo, aproveitando e adaptando à nossa realidade para viabilizar o que precisa ser feito de forma acessível para todos” comenta o responsável pelo grupo C2W no Inatel.



Outras iniciativas estão previstas para apoiar os responsáveis técnicos e Engenheiros Biomédicos dos hospitais de todo o Brasil, como capacitação via vídeos e tutoriais para suporte. O Inatel disponibilizará seu Ventilador Pulmonar usado nas aulas da graduação para aumentar a capacidade de tratamento no Sul de Minas.

C2W Group

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800