Clube Feminino da Amizade é tema de exposição no Inatel

Grupo deu importante apoio durante a criação do Instituto na década de 60


A história e as realizações do Clube Feminino da Amizade podem ser conferidas em uma exposição no Espaço Cultural do Inatel. A abertura da mostra foi realizada na sexta-feira, dia 1º de agosto, com a presença de várias integrantes do grupo, que muito contribuiu para Santa Rita do Sapucaí e, em especial, com o Inatel. “Fiquei muito feliz. O Inatel está de parabéns, deu uma oportunidade para mostrar as realizações do Clube Feminino que muita gente de Santa Rita não conhece”, disse Ligia de Oliveira Cruz e Azevedo, atual 1ª secretária do Clube e presidente em 2005 e 2006.

inatel-exposicao-clube-feminino-amizade-agosto-2014 5O Clube Feminino foi criado há 49 anos com o objetivo de promover o bem comum, preservar as tradições da cidade e cultivar amizades. Suas integrantes fizeram isso e muito mais. A reivindicação e organização da biblioteca municipal, a implantação do pré-primário nas escolas da cidade, a busca de apoio para melhorias no hospital são apenas algumas das ações do grupo.

Para o Inatel, a contribuição do Clube Feminino da Amizade foi essencial, principalmente em um momento de tantas dificuldades quanto o da criação do Instituto, em 1965. Eram as mulheres do Clube que organizavam todos os eventos solenes da instituição – a festa de instalação, a aula magna, a primeira formatura. O ex-diretor do Inatel, professor Mario Augusto de Souza Nunes, relembrou com nostalgia essas comemorações. “Na comunidade de Santa Rita do Sapucaí existia uma plataforma muito sólida na qual a gente podia desenvolver nosso sonho de colocar essa escola pra frente. Essas senhoras, fantasticamente, de modo muito tranquilo, nos deu um apoio muito grande”.

inatel-exposicao-clube-feminino-amizade-agosto-2014 107Integrantes do Clube Feminino da Amizade com o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques

A exposição faz parte dos preparativos para o Cinquentenário do Inatel, a ser comemorado em março de 2015. “Não podíamos seguir para o nosso Cinquentenário sem fazer esta justa homenagem. É o nosso agradecimento a tudo que o Clube Feminino da Amizade fez pelo Inatel e a nossa comunidade”, disse o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, durante a abertura da mostra.

A exposição foi organizada pelo Centro de Memória do Inatel e reúne fotografias, objetos, depoimentos escritos e em áudio de integrantes do Clube e pessoas da comunidade que sabem da importância do trabalho do grupo para Santa Rita do Sapucaí. A atual presidente do Clube Feminino da Amizade, Marilda Viana Kielblock, fez a leitura de um agradecimento. “O que nos uni é a nossa amizade, pura e simples. A nossa história está presente nas imagens e nos textos tão bem elaborados por aqueles que organizaram e se dedicaram a esta exposição. Por isso, somos gratas”. A exposição pode ser vista até 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. O Espaço Cultural fica no segundo piso do prédio 5 do Inatel.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200