Ex-alunos

Encontro de ex-alunos do Inatel é a oportunidade de fortalecer parcerias e networking

Em maio os encontros acontecerão em São Paulo e Santa Rita do Sapucaí

Imagem 366O último encontro realizado aconteceu no mês de abril no Rio de JaneiroReencontros, networking e troca de experiências entre gerações, isso que o Inatel busca na realização dos encontros de seus ex-alunos. Já tradicional entre os egressos, esse ano algumas cidades foram escolhidas para as reuniões. O último encontro realizado aconteceu no mês de abril no Rio de Janeiro e reuniu cerca de 100 ex-alunos que residem na capital carioca.
Marcelo Silveira Feijó, ex-aluno da turma de 2002 e VRM - Venue Results Manager do Judô no Comitê organizador das Olimpíadas 2016 ressaltou que a confraternização auxilia no mercado de trabalho, pois forma-se uma rede de cooperação de ex-alunos do Instituto. " Esses encontros são muito importantes, sempre que posso participo. É muito boa essa interação e também poder reencontrar grandes amigos que fizemos ao longo do curso e conversar com de outras turmas e gerações. Os Inatelinos são muito unidos e a instituição da certo por causa disso. Acredito que esses encontros devem sempre ser realizados, pois são em momentos como esses de crise que o país vem passando, que vemos a força da "Máfia Inatel" na colaboração entre os ex-alunos", disse.

inatel-encontro-exalunos-RJ-abr2016 32O relacionamento entre os ex-alunos do Instituto também foi citado por Marcos Felipe Andrade Leite Pinto, formando da turma de julho de 2013. "Eu acho muito importante no ponto de vista profissional esses encontros, porque esse pessoal que está aqui colabora um com o outro, uma espécie de colônia no Rio de Janeiro. A maioria dessas pessoas que estão aqui foram trazidos por outros ex-alunos do Inatel que já estavam na cidade. O Inatel tem uma estrutura muito boa aqui no Rio e em outros locais também e cria esse ecossistema para o aluno em seguida a sua graduação, gerando uma relação forte nas empresas e a interação entre os formandos de diferentes gerações", ressaltou.

1Nesse mês de maio dois encontros estão sendo preparados para receber os Inatelinos. No dia 19, junto a Feira Hospitalar, será realizado um encontro regional em São Paulo. Já no dia 21 a confraternização acontecerá no Campus do Inatel em Santa Rita do Sapucaí, com o café da manhã regado a lembranças e networking. Os interessados em participar deverão confirmar presença no site www.inatel.br/nesp.
"Será a oportunidade de encontrarmos nossos colegas, recordar o tempo em que estudamos no Instituto e também conhecer as novas estruturas do Inatel", ressaltou o coordenador do Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais do Inatel – Nesp, Bruno de Oliveira Monteiro.
Além dessas cidades onde foram realizados os encontros, Campinas, Brasília, Ribeirão Preto, Volta Redonda, São José dos Campos e São Paulo também receberão o evento. Mais informações sobre os encontros podem ser obtidas no site do Nesp, no e-mail exalunos@inatel.br ou pelo telefone (35) 3471-9308.

Exposição de fotos retrata histórias de ex-alunos

São quase 50 anos formando homens e mulheres para a Engenharia, para a Tecnologia, para a vida. E quantas e quantas histórias marcam cada turma, cada período. Momentos inesquecíveis que estão na memória dos alunos e agora também reunidos na exposição "Retratos que marcam histórias", aberta na sexta-feira, dia 5 de dezembro.

inatel-expo-ex-alunos-dezembro-2014 1A mostra foi organizada pelo Centro de Memória do Inatel, que reuniu o próprio acervo, como também fotos de ex-alunos que enviaram os arquivos para o Centro nos últimos meses. A historiadora Patrícia Vigilato, responsável pela pesquisa da exposição, explica que os registros das turmas foram divididos por décadas e retratam momentos marcantes, como os ritos de entrada, ritos de saída, formatura, confraternizações, assim como o dia a dia em salas de aula e laboratórios.

A mostra reúne mais de 300 imagens e também conta com depoimentos de ex-alunos, muitos deles gravados durante o Encontro Nacional, realizado em outubro, em São Paulo. Na abertura da exposição, o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, falou da importância dos ex-alunos para a história do Instituto. "São eles que consolidam nossa história, ao cumprirem seu papel profissional, trabalhando para o desenvolvimento de nosso país".

O egresso José Carlos Santana Palma, da turma de 1969, disse que é gratificante ver a exposição e ver como o Inatel se transformou. "Dá um orgulho imenso ver a evolução da instituição e, ao mesmo tempo, relembrar os velhos tempos", disse o engenheiro durante a abertura da mostra.

A exposição pode ser vista até 20 março de 2015, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 18h. O Espaço Cultural fica no segundo piso do prédio 5.

• inatel-expo-ex-alunos-dezembro-2014_1
  • inatel-expo-ex-alunos-dezembro-2014_a2-a26992a048
  • inatel-expo-ex-alunos-dezembro-2014_a4-f1f8a429ba
  • inatel-expo-ex-alunos-dezembro-2014_a5-689ef24d13
  • inatel-expo-ex-alunos-dezembro-2014_a7-29322219ba
  • inatel-expo-ex-alunos-dezembro-2014_a9-dee8ad1757

Ex-Alunos do Inatel se reúnem em Encontro Nacional em São Paulo

inatel-encontro-ex-alunos-set-2011__1Uma noite de nostalgia e muito networking. Foi assim o 11º Encontro Nacional de Ex-Alunos do Inatel realizado no Upper Club, em São Paulo, no dia 13 de setembro. "Um evento com jeito de festa de formatura", como resumiu a ex-aluna Marina Kallas, formada em julho de 2005.

=> Sucesso absoluto no Encontro Nacional de Ex-Alunos do Inatel

O evento contou com um coquetel, música e distribuição de brindes para os egressos. Cerca de 700 pessoas estiveram presentes, entre formandos, ex-alunos, executivos, professores e colaboradores do Inatel, como os funcionários do Diretório Acadêmico, Cesar Patrício Ferreira e Maria de Lourdes Grilo Magalhães, a Dilu. "Encontrar a Dilu, o Cesar, é muito especial. Eles fazem parte da nossa história no Inatel, compartilharam muitos momentos com a gente" disse Arnaldo Belato, formado em julho de 95.

inatel-encontro-ex-alunos-set-2011__2

O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância da união entre os egressos e o Instituto. "Esse elo fraterno que existe em cada um de nós tem proporcionado o crescimento profissional dos nossos ex-alunos e também o crescimento da nossa instituição". O diretor anunciou ainda a realização de novos encontros regionais em 2012, como os ocorridos em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro este ano, e também de um Café Tecnológico, para aumentar ainda mais o networking entre os profissionais formados no Inatel.

=> Diretor, prof. Marcelo Marques, e vice-diretor, prof.Carlos Nazareth (ao centro), com ex-alunos do Inatel

inatel-encontro-ex-alunos-set-2011__3

Além de conversar sobre o mercado de Telecom, as boas histórias da época da faculdade, os ex-alunos também falaram da importância da formação que receberam do Inatel. "A diferença no mercado de trabalho é muito grande. A pessoa que te contrata conhece o Inatel.

Em 100% das entrevistas que eu fiz,quando falava que sou formado no Inatel já somava um ponto a mais pra mim", disse Breno Laureano de Sousa, formado em julho de 2004, e engenheiro de testes da Huawei.

FUTURECOM

inatel-encontro-ex-alunos-set-2011__4

O Encontro Nacional de Ex-Alunos foi realizado durante a semana do Futurecom, a principal feira do setor das Comunicações da América Latina. Além do estande, muito visitado por ex-alunos e executivos interessados no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado, o Inatel também teve participação no Congresso, com a apresentação do professor Antônio Marcos Alberti e de vários profissionais formados no Instituto.

=> Estande no Inatel no Futurecom

Atenção: A partir de desta segunda-feira mais fotos do evento estarão disponíveis no site: www.inatel.br/nesp

Encontro Nacional de Ex-Alunos é dia 13 de setembro, em SP

InatelEncontroExAlunosMais uma vez o Inatel realiza, na semana do Futurecom, o tradicional Encontro Nacional de Ex-Alunos. O tradicional será no dia 13 de setembro, a partir das 20h, no Upper Club, próximo ao Transamérica Expo Center.

A última edição, em 2009, reuniu cerca de 450 pessoas e a expectativa para esse ano é de público ainda maior, cerca de mil pessoas, de acordo com o Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais - Nesp, responsável pela organização do evento.

Este ano o Inatel realizou encontros regionais em São Paulo, Santa Rita do Sapucaí, Campinas e Rio de Janeiro que motivaram ainda mais a participação dos egressos em eventos como esses, que reforçam o networking, além de ser uma ótima oportunidade de relembrar boas histórias da época da faculdade.

Os interessados em participar do 11º Encontro Nacional de Ex-Aluno devem se inscrever no site www.inatel.br/nesp até dia 09/09 ou no estande do Inatel no Futurecom.