O Inatel, através de sua Incubadora de Empresas e Projetos, passou a integrar o Programa Prime - Primeira Empresa Inovadora, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, que prevê o investimento de 1,2 bilhão de reais em empresas brasileiras de tecnologia nos próximos quatro anos.
O protocolo de intenções do Prime foi assinado em Brasília no dia 28 de junho pelo Presidente da FINATEL, professor Adonias Costa da Silveira, em uma cerimônia que contou com a presença, entre outras autoridades, do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, do presidente da FINEP, Luís Manuel Rebelo Fernandes e dos dirigentes das outras 17 instituições que participarão do programa.
Em Minas Gerais, além da Incubadora do Inatel, integra o programa outras duas incubadoras: a Habitat, da Fundação Biominas e a InsoftBH, ligada à Sociedade Mineira de Software - Fumsoft. O Prof. Adonias estima que, no mínimo, 50 empresas de base tecnológica com até dois anos de funcionamento estarão sob a tutela do Inatel no programa. Para ele, a escolha para integrar o Prime demonstra o prestígio que a Incubadora do Inatel, e o próprio Inatel, possui no Governo Federal, por se tratar da única instituição do interior de Minas a participar do programa.
A liberação pela FINEP da verba para ser repassada às empresas deverá ocorrer em outubro e o primeiro edital está previsto para novembro.