Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel recebe comitiva da Marinha do Brasil

04maio2010_-_visita_marinha_do_brasil_023_300

Na última terça-feira, 4 de maio, o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel recebeu uma comitiva da área de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil que, como parte do programa de aproximação com instituições voltadas ao Ensino, à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico, veio conhecer Instituição e suas áreas de excelência.

Após visita aos laboratórios a comitiva se reuniu com a diretoria do Inatel (foto)

O grupo foi recepcionado pela direção do Instituto e visitou os laboratórios de desenvolvimento tecnológico e o laboratório de ensaios e calibração do Inatel Competence Center, onde foram apresentadas as principais linhas de atuação junto ao mercado, bem como os diversos projetos estruturantes e de P&D em parceria com órgãos de fomento à Inovação de Minas Gerais e do Governo Federal.

Também foram apresentados os trabalhos de pesquisa na área de Rádio Cognitivo e o projeto Geolocal que propõe um novo sistema de georeferenciamento voltado para aplicações em navegação e sincronismo de tempo, entre outras.

Integrando a comitiva da Marinha o vice-almirante Antônio Carlos Frade Carneiro - diretor de Comunicação e Tecnologia da Informação da Marinha; o contra-almirante Ilques Barbosa Junior - secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação; o capitão-de-mar-e-guerra João Augusto Gomes de Queiroz - diretor do Centro de Tecnologia da Informação da Marinha; o capitão-de-fragata (EN) Carlos Max Martins Pimentel - subsecretário de Relações Institucionais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha; o capitão-de-corveta William Augusto Rodrigues de Souza do Centro de Análises de Sistemas Navais e o capitão-de-corveta André Chaves do Instituto de Pesquisas da Marinha. 

Para o diretor do Inatel, professor Wander Wilson Chaves, "a visita desta comitiva da Marinha do Brasil reforça a convicção que estamos conseguindo, a cada dia, ocupar um papel mais relevante no desenvolvimento de tecnologias inovadoras que venham a colaborar com o desenvolvimento de nosso país".

Na opinião do prof. Carlos Roberto dos Santos, vice-diretor do Inatel, "a competência e o profissionalismo demonstrados pelo Inatel através dos resultados de diversos outros projetos nos credencia a colaborar com a Marinha, principalmente no setor das comunicações"

De acordo com o prof. Marcelo de Oliveira Marques, pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação do Inatel, são muitas as oportunidades de cooperação entre o Instituto e a Marinha do Brasil. "A linha de pesquisa em Rádio Cognitivo e o projeto de um novo Sistema de Georeferenciamento, que já iniciamos, aparecerão como um caminho natural de cooperação entre o Inatel e a Marinha do Brasil, por oferecerem oportunidades de desenvolvimento nacional de tecnologias, com um amplo conjunto de aplicações no segmento das Forças Armadas", comenta.

Da mesma forma, complementa Marques, "A formação dos nossos especialistas e os diversos projetos desenvolvidos pelo Inatel na área de gerência de redes de telecomunicações poderão ser muito úteis, possibilitando o desenvolvimento conjunto de soluções de plataformas de gerenciamento do complexo sistema de comunicações da Marinha".

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800