Colégios da região participam da final do Torneio Arduíno Challenge

Evento fez parte da programação da 35ª Fetin

INatel Final Arduino out2016 1Depois de seis meses de competições em 10 escolas nas cidades de Campanha, Itajubá e Pouso Alegre, aconteceu hoje no Inatel a semifinal e final do Torneio Arduíno Challange.

A competição que esteve em sua 3º edição, envolveu 180 alunos, divididos em cerca de 40 equipes, onde 8 classificaram para a semifinal que aconteceu no período da manhã. Dentre as atividades, cada integrante do grupo deveria solucionar uma missão, assim sendo, as equipes que conseguiram o maior número de pontos em menor tempo se classificaram para a final, sendo elas o Colégio Objetivo e Colégio Fênix de Pouso Alegre, Colégio G9 de Itajubá, Externato Nossa Senhora de Lourdes - CEDEC de Campanha.

Após a solução de oito problemas, o Colégio G9, pela segunda vez, conquistou o título de campeão. A segunda colocação ficou com o Colégio Objetivo e o terceiro lugar ficou com o Colégio Fênix. “Desde maio fizemos um treinamento intensivo com os alunos para essa final. Agradecemos ao Inatel por toda a estrutura que nos deu em seus treinamentos e aos nossos alunos pelo empenho”, ressaltou o professor de matemática, responsável pela equipe do G9, Vicente Carlos Martins, que também comentou a importância do Torneio. “O Torneio Arduíno traz muito essa noção de lógica matemática e programação, desenvolvendo bastante o raciocínio dos meninos. Além disso, também tem a questão social, que desperta o entrosamento das equipes do colégio. Temos programado de começar a trabalhar com arduíno no próximo ano na escola”, finalizou o professor.

Para o professor de informática do Colégio Objetivo, Matheus Henrique, o envolvimento dos alunos durante a competição é estimulante. “Participar desse torneio é uma experiência fantástica, é um aprendizado que os alunos ficam muito entusiasmados, porque saem das salas de aulas, aprendem coisas novas e conhecem muitas pessoas durante o torneio. E mesmo existindo essa competição, também existe esse lado humano que é muito importante”, disse.

INatel Final Arduino out2016 3Já os alunos do 1º ano do ensino médio do G9, Emanuelly Goulart, Isabela Rennó, Caio Giovane, Alice Lorenci, campeões do torneio, comentaram suas participações com alegria pela colocação e pelos conhecimentos adquiridos. “Foi algo muito legal de aprender. Nunca tinha tido contato com arduíno e o torneio me estimulou muito. Fiquei muito feliz por nosso desempenho e nossa participação”, comentou Emanuelly. “Esses conhecimento que tivemos através do Inatel nos ajuda a começar a pensar em qual carreira queremos seguir, acredito que todos aqui do grupo já tomaram a decisão pela área de exatas e programação”, acrescentou Caio.

O Torneio Arduino Challenge é uma forma de despertar nos alunos do ensino médio o gosto para a Engenharia uma competição que consiste em desafios para equipes formadas por até quatro alunos. O objetivo é completar missões estipuladas, programando as funções que o Arduino deve realizar. O Arduino é um hardware integrado a um software e pode ser comparado a um pequeno robô.
As competições voltam a ocorrem em 2017 e as escolas interessadas em participar devem entrar em contato pelo e-mail: vestibular@inatel.br.

Confira as fotos 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200