Inatel lança curso de pós em IoT pioneiro no Brasil

Estamos entrando em uma nova era tecnológica em que a conexão e a troca de dados entre as máquinas vão culminar em sistemas inteligentes que tomam decisões de forma autônoma: a era da Internet das Coisas. As previsões do setor de Tecnologia indicam que até 2020 vão existir mais de 50 milhões de dispositivos conectados no mundo, o que deve movimentar cerca de 11 trilhões de dólares em novos negócios.

inatel pos IoTEste novo cenário traz consigo a necessidade de profissionais que estejam preparados que tenham conhecimentos tanto na área de Telecom, quanto de determinadas tecnologias computacionais. Por isso, torna-se mais do que necessário que os profissionais busquem se capacitar o quanto antes para acompanhar essa nova revolução tecnológica que deve ser rápida e transformadora.

Pensando nisso, o Inatel passa a oferecer em 2017, um novo curso de especialização voltado para engenheiros e profissionais da área de TIC que desejam se preparar para essas mudanças do mercado: a Pós-graduação em IoT (Internet of Things). O curso, que está dentro do escopo do Centro de Referência em Radiocomunicações – CRR, será oferecido no escritório da instituição em São Paulo, no World Trade Center, e é um dos primeiros do país a oferecer uma formação específica nesta área.

A nova pós tem como objetivo fornecer uma ampla visão do mundo da Internet das Coisas, incluindo aspectos de hardware, software, comunicação e também aspectos de tratamento da informação e de negócio. Para isso, será dividido em dois módulos: um de Comunicação, que vai abranger disciplinas de Redes, TCP/IP, Redes de Sensores, Comunicação Sem Fio, entre outras, e outro módulo voltado para TI, que envolve o estudo de Algoritmos, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais e Prototipagem de Soluções para IoT.

Segundo o coordenador da nova especialização, professor Estevan Lopes, essas disciplinas já eram ministradas em outros cursos do Inatel e a ideia foi uni-las para formatar um curso que reunisse todos os conhecimentos necessários para desenvolvimento de soluções completas em IoT. “Nesse novo cenário tecnológico que está surgindo, no contexto das Cidades Inteligentes, das Casas e Carros conectados, dos Wearables, etc, é imprescindível que os profissionais se especializem e se preparem para atuarem neste segmento”, argumenta.

O curso tem carga horária de 400 horas e as aulas terão início em março de 2017. As inscrições já estão abertas!

Clique para obter mais informações sobre o curso de Pós-graduação em IoT do Inatel

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200