Alunos do Inatel lideram campanha social para jovens de Santa Rita do Sapucaí

Projeto prevê maratona de empreendedorismo para cerca de 400 estudantes do Fundamental

inatel ritodeentrada sigameosbons fevereiro 2017 22A recepção aos novos alunos do Inatel neste primeiro semestre de 2017 ultrapassou o campus e resultou em uma ação social que promete movimentar não só Santa Rita do Sapucaí, mas atingir muitas pessoas através das redes sociais. Com a organização da Empresa Junior da faculdade, o apoio do Núcleo de Orientação Educacional do Inatel e o trabalho de alunos veteranos e dos calouros, o objetivo é realizar uma maratona de empreendedorismo, conhecida como Startup Z, para cerca de 400 estudantes, de 11 a 15 anos, do Ensino Fundamental II da Escola Municipal José Ribeiro de Carvalho, no bairro Recanto das Margaridas, em Santa Rita do Sapucaí. “A ideia foi integrar os calouros com a experiência de ajudar o próximo de uma maneira empreendedora, aprendendo conceitos de empreendedorismo, e ainda tendo como recompensa ver o resultado do trabalho mudar a vida de pessoas”, disse o estudante de Engenharia Biomédica José Andere Carneiro, diretor do Núcleo de Projetos Sociais e Promoções da Empresa Junior do Inatel. 

inatel rito entrada fevereiro 2017Para atingir o objetivo, os alunos lançaram uma campanha de financiamento coletivo. Para o desenvolvimento da campanha, os veteranos e calouros passaram por diversas atividades de integração e preparação. Entre elas, um bate-papo com empreendedores e músicos da região que falaram sobre as experiências em Crowdfunding, o financiamento coletivo, que vem ganhando espaço no Brasil. “Eu adorei começar a faculdade assim. A gente chega sem conhecer muita coisa e atividades como essas ajudam na integração. O mais bacana é ver não só os alunos, mas toda a faculdade envolvida em prol de ajudar outras pessoas em um projeto que pode melhorar problemas da sociedade”, disse o aluno Rafael Vieira do Nascimento, calouro de Engenharia de Computação. 

Confira o podcast sobre a ação do Rito de Entrada.

Startup Z
inatel startupz2O Startup Z é um evento de empreendedorismo social para jovens. A primeira edição foi realizada em agosto de 2015 (confira o vídeo!), em uma ação do Inatel e Sebrae, e envolveu 80 estudantes do Ensino Fundamental de Santa Rita do Sapucaí, com a mentoria de 22 profissionais. Na oportunidade, foram apresentados 11 projetos das mais diversas áreas e três deles foram escolhidos como os mais viáveis do ponto de vista mercadológico. Desta vez, o número de participantes será pelo menos cinco vezes maior. Os estudantes serão orientados a buscar soluções para problemas de Santa Rita do Sapucaí, tendo como guia os 17 Objetivos Globais da Organização das Nações Unidas (The Global Goals).

A data prevista para a realização do Startup Z é 7 de abril. Os interessados em conhecer um pouco mais da campanha podem acessar a página no Facebook e o perfil no Instagram. Para doar acesse https://benfeitoria.com/startupz2

Confira mais fotos do Rito de Entrada.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200