E-Sports cresce no Inatel


Os games, há tempos, deixaram de ser apenas entretenimento. Hoje eles movimentam milhões de jovens, jogadores, espectadores e também está presente em empresas, no dia a dia organizacional ou em treinamentos. Para muitos jovens, os games estão ligados à profissão que vão seguir.
O Inatel, desde o ano passado, apoia os alunos na prática do e-Sports, inclusive com a realização, dentro do campus, de um torneio universitário que reúne instituições de ensino de vários estados brasileiros, que terá sua segunda edição em setembro. E em 2017, as equipes dedicadas as diferentes categorias de e-Sports aumentaram na faculdade. Atualmente, 17 alunos integram os times em quatro categorias: CS:GO, LoL, Fifa, Hearthstone. No próximo semestre letivo, novas três categorias serão iniciadas, Overwatch, DOTA e Rainbow six. “Vamos apresentar o e-Sports Inatel para os alunos que vão iniciar os estudos no final de julho e convidá-los a fazer parte das equipes”, afirma o aluno Rafael Prado, do 4º período de Engenharia de Computação e integrantes de duas categorias de e-Sports.

A rotina de universitário jogador requer planejamento para conciliar os estudos, a diversão e os treinamentos. Sim! Como todo esporte de performance, é necessário treinar, ainda mais quando falamos em trabalho em equipe. Mas esses treinos nem sempre são juntos. “Cada um joga de casa, mas temos encontros semanais para definir as estratégias da equipe”, conta o aluno do 2º período de Engenharia de Computação e capitão da equipe de CS:GO, Gustavo Moraes Pessa. Além dos treinos a distância, as equipes têm à disposição os laboratórios do Inatel.

Inatel esports jul2017As férias da faculdade não significam folga dos games. Além de ser uma diversão, os estudantes estão focados nas competições. No último torneio universitário de e-Sports - TUES, realizado em São Paulo no dia 9 de julho, o aluno Felipe Cardoso ficou entre os 4 primeiros colocados do campeonato de FIFA 17. E novas competições estão previstas, inclusive em ligas amadoras de e-Sports. “Estamos focados em trabalhar a sintonia do grupo porque o e-Sports é estratégia, trabalho em equipe”, conta Gustavo que destaca ainda que esses desafios contribuem para o desenvolvimento pessoal e vai ajudar também no mercado de trabalho. Afinal, estratégia, compartilhamento de ideias e inovação fazem parte do dia a dia profissional. E esse é um dos motivos que fazem a faculdade apoiar a prática de e-Sports. “Os games desenvolvem habilidades importantes como raciocínio lógico, rápido, solução de problemas, estratégica e trabalho em equipe. E apesar de ter hoje jogadores profissionais de e-Sports, não necessariamente o estudante que gosta de games vai atuar nessa área no futuro. Mas o que ele aprendeu com essa prática vai ser aplicado em outros projetos profissionais”, afirma o coordenador do curso de Engenharia de Computação, Guilherme Marcondes.

A expectativa dos alunos é representar bem o Inatel no torneio da LUE. "Queremos retribuir todo o apoio que recebemos da faculdade", diz Rafael. 

Vestibular

As inscrições para o Vestibular de Inverno do Inatel estão abertas. Os interessados devem se inscrever no site inatel.br/vestibular. A prova será dia 22 de julho, no campus em Santa Rita do Sapucaí.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200