Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Após Semana da Engenharia Biomédica, Hack Health promete ideias inovadoras para a área hospitalar

Inatel minicurso monitores parametricos sem biomédica agosto2017 84A 5ª Semana da Engenharia Biomédica foi encerrada na última quinta-feira, dia 10 de agosto com palestras, minicursos e visitas especiais ao Inatel. Foram três dias de atividades voltadas para os alunos da instituição. A programação da Semana foi iniciada no dia 8. Agora a próxima ação será o Hack Health um evento direcionado aos profissionais da área de tecnologias e da saúde. Com o objetivo de promover a troca de conhecimentos, esse evento possibilita colocar em prática ideias inovadoras e projetos capazes de solucionar aspectos pertinentes da área hospitalar, trazendo melhorias que podem mudar o mundo.

Assim como no Hack Health, as ações realizadas durante a Semana da Engenharia Biomédica promovem a integração dos alunos dos cursos de Engenharia do Inatel e propõem não apenas a teoria, mas a prática também.

A programação da Semana da Engenharia Biomédica foi iniciada oficialmente com a inauguração do novo laboratório de imagens médicas. Este novo espaço conta com equipamentos de Ressonância Magnética, de Raio-X (odontológico, convencional e móvel), Ultrassom, Tomografia e Mamografia, disponíveis exclusivamente para ensino e pesquisa. Inatel Lab imagens medicas inaguração agosto2017 58

Luis Felipe Pagani, estudante do 2º período do curso esteve presente na inauguração do novo laboratório de imagens médicas e afirmou que o espaço proporcionará a melhoria das aulas práticas. “Tenho certeza que aqui no laboratório, com equipamentos novos, teremos um contato melhor com o ensino prático. Com a realização desta semana podemos observar e descobrir muitos assuntos importantes da área de engenharia que é muito ampla, vai nos ajudar muito”, completou.

A palestra que abriu as atividades da semana foi realizada com o PhD, Prof. Adriano de Oliveira Andrade, que abordou a importância e a contribuição das pesquisas da Engenharia Biomédica para a inovação tecnológica na área da saúde do país. A conscientização do cadastro e os procedimentos para a doação de medula óssea também foi debatida durante o primeiro dia da programação. Os alunos receberam orientações sobre o assunto por meio da responsável pelo setor de captação de doadores de sangue e de modula óssea do hemocentro de Pouso Alegre, Solange Forcione Assis. Uma das novidades da edição deste ano é que o Inatel levará ao Hemominas, em Pouso Alegre, no próximo dia 18, as pessoas interessadas em se cadastrar para se tornar um doador.

“O auditório ficou lotado e eu espero que no dia 18 os alunos compareçam para a realização do cadastro, pois quando não é encontrado um doador compatível na família da pessoa que precisa do transplante o hemocentro procura um doador compatível e quando mais pessoas estiverem cadastradas, maior é a chance de encontrar”, explicou Solange.

A engenharia dos fatores humanos para equipamentos médicos também foi um tema apresentado durante a Semana da Engenharia Biomédica do Inatel. A ação foi realizada pelo Doutorando em Engenharia de Produção, João Ederson Corrêa. No primeiro dia as atividades foram encerradas com a apresentação do tema: “A segurança da informação em equipamentos eletromédicos” ministrado por Rodrigo Almeida, doutorado em Engenharia Elétrica.

Inatel Minicurso IoT semana biomedica agosto2017 17Os minicursos entraram na programação a partir do segundo dia com a sala de aula completa. Assim como nas palestras, as atividades práticas realizadas durante os minicursos chamaram a atenção dos participantes. Leonardo Gonçalves e Nicholas Paolillo apresentam o IoT em aplicações médicas.

Também do segundo período do curso a aluna Gabriele Maria Silva ressalta que além das palestras os minicursos oferecidos são importantes para desenvolver o que é repassado em sala de aula. “A semana proporciona o crescimento do nosso currículo e nos dá uma base melhor do que teremos ao longo do curso e até os desafios do mercado de trabalho”, disse.

O auditório Aureliano Chaves recebeu também Paulo Miamoto que abordou a digitalização 3D e os avanços em antropologia forense e medicina veterinária. Por fim, encerrando a programação do segundo dia, foi realizada a palestra de Eletrocirurgia pelo Engenheiro Cleber Silva, coordenador P&D da Deltronix Equipamentos.

Para os alunos de Engenharia Biomédica do Inatel a semana proporciona o contato com profissionais e também é benéfica na hora da escolha da área a seguir dentro da profissão. “A semana mostra muitas áreas que podemos atuar e isso é muito positivo. A escolha pela instituição foi devida a este diferencial”, comentou a aluna Luara Cividatti Barroso, do 2º período do curso.

Já no terceiro e último dia de ações no auditório e em sala de aula, os alunos realizaram o minicurso de monitoração de pacientes através dos monitores multiparamétricos. A ação foi ministrada pela Especialista em Produtos Cristiane Ribeiro e pelo Analista de Produtos Matheus Henrique, ambos da Prolife.

A telemedicina foi ministrada pelo médico cardiologista, Dr. Carlos Camargo e a era cognitiva e a saúde foi abordada pela MD, PhD, Dr. Márcia Ito. Um minicurso de dimensionamento de motores realizado pelo Engenheiro Vinicius Cabrera da Portescap encerrou as atividades em sala de aula da 5ª Semana da Engenharia Biomédica. “Esta edição foi uma das melhores na qual organizamos, agradeço toda a equipe envolvida e principalmente aos participantes que compareceram em massa nas atividades propostas durante estes três dias”, comentou o Coordenador do Curso de Engenharia Biomédica Fabiano Valias de Carvalho, durante o encerramento da semana.

Mais ações

Inatel Observatório de Empreendedorismo semana biomédica agosto2017 29

O Núcleo de Empreendedorismo do Inatel também participou. Uma edição especial do Observatório de Empreendedores foi realizada com Paulo Vlady Mendes, Diretor e Sócio fundador da Biotron. O CDTTA - Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva, também marcou presença nas atividades com uma reunião entre membros de entidades assistivas do sul de Minas Gerais. Após a reunião, que tratou sobre assuntos de inovação em tecnologias para deficientes físicos, os participantes puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos na instituição. Nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, os alunos seguiram para uma visita técnica ao laboratório de usabilidade e fatores humanos da Unifei.

Inatel premiação impressora sem biomédica agosto2017 3Durante toda a programação da 5ª semana da Engenharia Biomédica os participantes concorreram a prêmios e ingressos para eventos enviados pelos apoiadores e patrocinadores desta edição do evento. O prêmio principal foi o sorteio de uma impressora 3D, oferecida pela empresa Fábrica 3D, incubada na incubadora de empresas do Inatel. O vencedor foi Luiz Othávio dos Reis do 5º período de Engenharia Biomédica. “Participei de todas as palestras e minicursos. A cada atividade oferecida é uma forma de você criar novos projetos, até para a Fetin. Agora com a impressora 3D vou colocá-los em prática”, comentou o aluno. O sorteio foi realizado na manhã de sexta-feira, dia 11, na área de convivência do Inatel e transmitido ao vivo no facebook da Fábrica 3D.

Confira aqui as fotos da 5ª semana da Engenharia Biomédica.

 

Inatel Palestra Digitalização 3D semana biomedica agosto2017 20

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800