Professor do Inatel é convidado para aplicar curso durante Summer Course na Alemanha

IMG 20170906 WA00074445O professor do Inatel Yvo Marcelo Chiaradia Masselli foi convidado durante a 13ª participação do Inatel no Summer Course – Curso de Verão de Engenharia Biomédica, realizado pela Jade University, para aplicar um curso de inteligência artificial. As aulas foram aplicadas no campus da universidade alemã na cidade de Wilhelmshaven. O Summer Course foi iniciado em 27 de agosto e segue até o sábado, 16 de setembro.

As aulas do professor do Inatel foram realizadas em uma semana e foram finalizadas no último dia 7 de setembro. “Foi uma experiência um tanto quanto diferente e valiosa. Foi a minha primeira experiência internacional e estamos discutindo sobre a possibilidade de que este mesmo curso seja oferecido nas próximas edições”, comentou o professor Yvo, que substituiu outro profissional que estava programado na grade de cursos da universidade, e que por motivos pessoais não conseguiu comparecer.

O curso ministrado teve como foco a aplicação de técnicas de inteligência artificial na área de engenharia biomédica, com aulas teóricas e práticas durante todo o dia. Participaram alunos de diversos países, entre eles, da Hungria, Itália, Alemanha, Egito, México, Turquia e do Brasil, incluindo alunos do Inatel.

Durante o curso os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre as principais técnicas de inteligência artificial e suas aplicações práticas na área, além da oportunidade de discutirem sobre o tema em um workshop realizado no último dia de aula.

“Fui procurado pelo departamento de engenharia da universidade para realizar esta substituição logo no primeiro dia do Summer Course e aceitei este desafio. O aluno do curso de Engenharia Biomédica do Inatel, Márcio Henrique Oppenheimer me auxiliou na tradução e na preparação deste curso durante todo o tempo, o que foi muito positivo para a execução deste curso. E no final deu tudo certo, fiquei muito feliz com o convide e com o resultado final”, finalizou o professor Yvo.

Summer Course

Esta edição do Summer Course teve como tema: "Projetando Dispositivos para o Envelhecimento Saudável - Um Desafio Internacional ". Esta foi a 20ª edição realizada pela universidade. No total, 65 participantes de 18 países aproveitam a oportunidade para adquirir conhecimentos teóricos e práticos e habilidades para sua futura vida profissional na universidade alemã. Ao todo, 17 instrutores de 10 universidades parceiras europeias ensinam em quatro cursos paralelos e usam o Summer Course para trocar experiências com cientistas da Jade.

IMG 20170906 WA00324447

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200