Inatel vence edital e participa de treinamento em software embarcado para a saúde nos EUA

inatel varian ministerio saude eua setembro 2017O Inatel foi contemplado com um treinamento em desenvolvimento de software embarcado para saúde na sede da empresa Varian Medical Systems, nos Estados Unidos, depois de ficar em primeiro lugar em um edital do Ministério da Saúde. A companhia é líder mundial na fabricação de equipamentos médicos e software de tratamento de câncer. O resultado da Chamada Pública foi publicado no Diário Oficial da União após uma seleção, que incluiu entrevistas e visitas aos campi das instituições líderes inscritas. O consórcio, liderado pelo Inatel, inclui a Universidade Federal de Itajubá e a Federal da Paraíba. Em segundo lugar ficou a Unicamp e o Instituto Eldorado, que também vão participar da ação nos Estados Unidos. Em terceiro lugar ficou a Universidade Federal de São Paulo e, em quarto, a Universidade Federal de Campina Grande. O treinamento será no início de dezembro e os detalhes ainda estão sendo definidos.

O treinamento oferecido pela Varian faz parte do acordo da empresa com o Ministério da Saúde, que prevê a compra de aceleradores lineares para radioterapia para a rede pública de saúde e a construção de uma fábrica em Jundiaí, interior de São Paulo, a primeira da América Latina.

Para o coordenador dos cursos de Engenharia Biomédica do Inatel, professor Fabiano Valias de Carvalho, a conquista é muito importante e trará benefícios para a área de ensino, pesquisa e desenvolvimento da instituição. “O Inatel será capacitado para desenvolver software embarcado para a área da saúde e vai replicar essa capacitação aos alunos. Assim, iremos atender a uma demanda crescente no mercado”.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200