Solenidade de outorga da Comenda Inatel condecora ex-alunos e presta homenagens

37343267556 4c0367249d zEm uma noite de homenagens e de emoções foi realizada na última quinta-feira, dia 28 de setembro, a solenidade de outorga da comenda Inatel. A cerimônia foi realizada no Teatro da instituição. Esta condecoração, iniciada no ano em que a instituição completou 50 anos visa homenagear pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para o desenvolvimento do instituto e de sua fundação mantedora.

A comenda Inatel é uma forma simbólica de retribuir o apoio, a dedicação e a parceria que essas pessoas destinaram ao Inatel nesses 52 anos. O evento, que foi aberto pelo Diretor do Inatel, Professor Marcelo de Oliveira Marques recebeu na mesa diretora o Professor José Geraldo de Souza, Presidente da Finatel e o vice-diretor do Inatel Professor Carlos Nazareth Motta Marins.

“Com esta cerimônia reafirmamos o compromisso do Inatel com a educação, a ciência e a tecnologia, com o desenvolvimento econômico e social de nosso país. Queremos dar a nossa contribuição por meio da justa homenagem àqueles que, a sua moda, ao seu jeito, com os seus próprios objetivos, tornaram-se um exemplo de profissionais que devem ser seguidos pelos nossos jovens alunos e reconhecidos por nós, por toda a sua contribuição”, disse o Professor Marcelo em seu discurso.

23538511638 12c38e7aaa zReceberam a condecoração o Professor, Escritor, Pesquisador científico e ex-aluno - José Antônio Justino Ribeiro, Marcos Goulart Vilela - Ex-aluno, Engenheiro e Empreendedor e Vicente Soares Neto – Ex-aluno, Engenheiro, Escritor e Poeta.

Após receberem a comenda Inatel, os homenageados foram convidados para realizarem pronunciamentos. “Recebo comovido e com orgulho esta homenagem ... me sinto envaidecido por este reconhecimento... espero sempre dignificar o nome da nossa instituição”, disse o Profº Justino em seu discurso. Justino entrou para o Inatel em 1967 como aluno e nunca mais saiu. Formou-se engenheiro e seguiu a carreira docente de forma exemplar, na Escola Técnica de Eletrônica – ETE, na Universidade Federal de Itajubá e no Inatel. O Prof. Justino é Mestre e Doutor pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA e por mais de 50 anos tem se dedicado a diferentes disciplinas da área de eletrônica e de telecomunicações, ministrando curso de graduação, pós-graduação, de aperfeiçoamento e de extensão universitária. O professor possui diversas publicações de caráter técnico e científico como autor ou co-autor em congressos conferências e revistas nacionais e internacionais, além de ser autor de 4 livros.

Marcos Goulart Vilela
22154314 1132158970219953 7686583417704500614 nO ex-aluno do Inatel Marcos Goulart Vilela é engenheiro empreendedor, que durante toda sua trajetória profissional manteve um forte vínculo com o Inatel. Um grande entusiasta e apoiador de estratégias e eventos para elevar o nome de Santa Rita do Sapucaí como uma das cidades mais inovadoras do Brasil. Marcos se formou no Inatel em 1975 e junto com o ex-aluno e amigo Dilson Moraes, fundou a empresa Leucotron, reconhecida como uma das mais importantes empresas brasileiras de telefonia. Além de empresário, Marcos dedica seus esforços ao desenvolvimento de Santa Rita do Sapucaí, desde o apoio à criação do Vale da Eletrônica e sua contínua expansão, passando pela contribuição às diversas instituições do município.

Em seu discurso Marcos enfatizou que foi com grande satisfação que recebeu a informação que iria receber esta condecoração além de compartilhar esta conquista com sua família, sócio, colaboradores da Leucotron e amigos que estiveram a seu lado durante a sua jornada. “Neste período acompanhei de perto a fantástica evolução do Inatel. De uma pequena faculdade do interior de Minas, se tornou uma das mais inovadoras instituições de ensino do nosso país, com destacada atuação na pesquisa e desenvolvimento das telecomunicações”, comentou.

Vicente Soares Neto
37390919161 0fc0031415 zTambém ex-aluno da instituição, Vicente Soares Neto, colabora por meio de diversas ações com o desenvolvimento do setor de Telecomunicações no Brasil. É formado em engenharia operacional de telecomunicações, na turma de 1972 e Engenheiro Eletricista em 1981. Vicente além de engenheiro é empresário, escritor e Poeta.

Como engenheiro trabalhou na Companhia Telefônica Brasileira – CTB, TELESP, TELEMIG, no Ministério das Comunicações e na Anatel. Como escritor possui 20 títulos publicados na área técnica sobre diferentes assuntos em telecomunicações e editou 6 livros literários com poemas e contos. Já como empresário, atuou como diretor na Lynce consultoria e atualmente é diretos executivo da Top Digital.

Vicente disse em seu discurso que também ficou surpreso com esta condecoração. “Diante de tantas pessoas ilustres fui escolhido e gostaria de poder externar meu sentimento de emoção e de gratidão à instituição e aos seus professores”, disse completando com sua história no Inatel. “Muito me orgulha fazer parte desta família, de fazer parte do seu passado e de estar presente neste momento recebendo esta comenda”, completou.

Mestrado
37390907071 45bc7d4b1a zO Inatel também realizou a entrega do Diploma de Mestrado “In Memorian” à família do ex-aluno do Inatel, Wander Henrique Machado Freitas. O diploma foi entregue pelo professor da instituição Rausley Adriano Amaral de Souza.

O ex-aluno se formou no Inatel em julho de 2016 e continuou na instituição como aluno de Mestrado em Telecomunicações. Wander, natural de Borda da Mata-MG, nascido em 03 de agosto de 1990, é filho de Jésus Wander de Freitas e Cleuza Maria Machado de Freitas. Em discurso, a família do ex-aluno agradeceu a instituição e ao Professor Rausley, orientador de Wander, pelo ato inédito e de amizade perante a diplomação.

“Também homenageamos o nosso ex-aluno Wander em reconhecimento aos seus valorosos trabalhos acadêmicos e o comprometimento com o curso de Mestrado em Telecomunicações do Inatel”, comentou o Professor Marcelo.

Após as homenagens, o Diretor do CREA Cultural Ederson Bustamante convidou o público para acompanhar a apresentação da Soprano, Nabila Dandara e do Pianista Marcelo Correa do projeto “Interiorização Cultural”. A linda apresentação encerrou a cerimônia.

Confira as fotos do evento aqui.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200