Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel realiza workshop de Arduino durante a Campus Party Brasil em SP

A ação gratuita será realizada no espaço open de evento e é aberta para todos os públicos

Arduino dino 2Dentro das diversas atrações disponíveis na Campus Party Brasil 11 o Inatel realizará para os campuseiros um workshop aplicado pelo Núcleo de Relacionamento com colégios da instituição. Esta atividade utiliza a plataforma Arduino e colocará os participantes para trabalharem em uma solução de algum problema que apresente impacto social.

Com o objetivo principal de fazer com que os participantes tenham o contato com o empreendedorismo e com a tecnologia, a atividade consiste em montar um MVP (mínimo produto viável), valida-lo na feira e apresentar aos jurados, utilizando os recursos disponibilizados pela equipe do Inatel. As equipes que apresentarem os melhores protótipos serão anunciadas no último dia da Campus Party e serão premiadas .

“Considero que esta oficina é uma excelente oportunidade para apurarmos o nosso senso criativo além de nos envolvermos, com uma certa profundidade, no mundo da tecnologia e empreendedorismo. Quem me garante que de uma das soluções apresentadas não poderá sair uma startup de sucesso? São momentos como esses, em lugares como esse [a Campus Party] que saem as melhores ideias. Então já sabe: vamos esperar cada um de vocês e eu tenho certeza que vai ser incrível", comentou Diego Henrique da Costa engenheiro do Núcleo de Relacionamento com os Colégios do Inatel.

Quem poderá participar?

Tanto o público visitante da Campus Party e os campuseiros poderão participar do workshop gratuitamente, já que será realizado no Espaço Open. O Workshop Arduino Challenge contará com três desafios por dia. A expectativa é de que participem cerca de 40 participantes em cada desafio. No total são esperados mais de 360 participantes, sendo 120 por dia. Esta atividade também foi uma das atrações da última edição do evento em Belo Horizonte realizada entre 31 de outubro a 5 de novembro do ano passado.

Para a competição, não há restrição de idade e não há exigência de algum conhecimento prévio. A todo o momento uma equipe do Inatel estará à disposição para sanar as dúvidas dos participantes. As competições serão realizadas sempre das 9h às 12h /14h às 17h e das 19h às 22h.

Arduino no Inatel
A ação é uma vertente do Núcleo de Relacionamento com Colégios da instituição que aplica com os alunos do último ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio o Torneio Arduino Challenge, um programa de iniciação à Engenharia, que através do uso de robôs, estimula os alunos no interesse pela engenharia, através de um torneio. Com a participação, no torneio as equipes participantes também possuem a oportunidade de se classificar e as melhores equipes participam da semi-final e final da competição no campus do Inatel durante a tradicional Feira Tecnológica do Inatel a Fetin.

Inatel na Campus Party
Além do workshop a instituição marca presença no maior evento de tecnologia com a participação de uma caravana com cerca de 40 estudantes da instituição, diversas atividades estão programadas e estarão disponíveis para os campuseiros amantes da tecnologia.

Nos palcos da Campus Party, onde acontecem as palestras e apresentações de grandes nomes do universo da tecnologia, o Inatel possui presença confirmada. O Vice-Prefeito de Santa Rita do Sapucaí, idealizador e fundador da Cidade Criativa, Cidade Feliz na cidade e professor do Inatel, Wander Wilson Chaves falará sobre as cidades inovadoras. Com o tema “Cidade Criativa, Cidade Feliz – Um lema, uma necessidade”, a palestra aborda como é possível organizar uma cidade de forma colaborativa com inovação, tecnologia e cultura. A apresentação será realizada no dia 3/02 às 10h no palco Aeroespace Club.

Como de praxe nas edições da Campus Party de São Paulo, a caravana de alunos também prepara atividades para os campuseiros. Eles irão levar diversos jogos do laboratório de games do Inatel e também um desafio de carrinhos com um dos personagens mais admirados e nostálgicos do mundo dos games, o Mario Bros. Os participantes destas ações também irão receber brindes.

Arduino dino 3

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800