Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Week One promoveu integração entre calouros e veteranos com games, desafios e workshops

Edição de inverno também contou com os primeiros calouros do novo curso de Engenharia de Produção

Inatel Desafiando o Equilíbrio WeekOne 61Sabemos que o início de um curso de graduação é um desafio e tanto para qualquer estudante, principalmente para aquele que acabou de sair do ensino médio. Agora já imaginou os alunos que vem de muito longe para estudar e realizar um sonho? Deixar a família, os amigos, a casa e a cidade onde vivem, são apenas alguns exemplos, mas que já é o bastante para mudar completamente a rotina pessoal e a estudantil.

No Inatel, a semana de iniciação da vida acadêmica e dos estudos é levada a sério. O Núcleo de Orientação Educacional - NOE da Instituição promove todos os semestres a Week One. Entre as ações da semana são realizadas atividades e ações voltadas para integrar o calouro no mundo acadêmico e assim promover com menos impacto as mudanças trazidas pela novidade, que uma faculdade proporciona.

Para o NOE, entre as propostas da Week One está a de reduzir o dano de mudanças nesses comportamentos. “Quando o aluno chega à faculdade, além das disciplinas que ele encontra, também existe a questão de adaptação com as pessoas diferentes que ele irá conhecer. Com a aproximação dos veteranos, é interessante essa vivencia, tanto para a vida acadêmica e também para as coisas do dia a dia, como saber onde fica um determinado lugar na cidade. Também percebemos que muitos alunos que participaram na edição anterior estão vivenciando o que foi aplicado nas atividades e isso é positivo, já que este estudante consegue usufruir o que a universidade oferece”, comentou a Psicóloga da instituição, Ludimila Rocha da Silveira.

Na última semana, entre os dias 23 a 27 de julho, os calouros dos cursos de graduação do Inatel foram recebidos com atividades que visaram este fim. Entre as ações foram realizados workshops, palestras institucionais, atividades em grupo e pela primeira vez uma competição de games.

Inatel NP GO weekone julho2018 149Entre os calouros, de toda a região de Santa Rita do Sapucaí e de Minas Gerais a instituição também recebeu alunos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Roraima, Acre e também do Peru. O estudante Artur Augusto Casemiro Pires, é um deles. Nascido na cidade mineira de Elói Mendes, e há 18 anos morando no estado do Acre, o agora estudante de Engenharia Biomédica já planeja seu futuro com a graduação a ser realizada na Instituição. “O Inatel oferece muitas opções de estágios e mantém parcerias com empresas. Isso me chamou atenção, mas o intercâmbio com dupla diplomação é meu objetivo principal. Além disso, dentro dos meus desejos e objetivos no Inatel está o desenvolvimento de próteses. Tentei outras faculdades, mas o Inatel já demonstrou, no pouco tempo que estou aqui, ser diferente em todos os aspectos”, disse o calouro.

A aluna do curso de Engenharia Biomédica, Maria Hedite Gomes de Carvalho da Silva, de Petrópolis no Rio de Janeiro, também já pensa no futuro. “Descobri o Inatel pela internet, pesquisando sobre o curso e fui percebendo as oportunidades de trabalho que os alunos que estudam aqui possuem. Ao chegar aqui e ter atividades como as oferecidas, nesta primeira semana de aula, era algo que eu não tinha acesso na minha cidade e contribuiu muito para o meu início aqui”, comentou a aluna.

E falando em novidade, esta edição do Week One recebeu os primeiros alunos do novo curso do Inatel, o de Engenharia de Produção. Para as novas alunas Jéssica Carolina da Silva, e Manoela Malacco a responsabilidade em estar na primeira turma do curso é grande. “Vamos fazer acontecer, quero ter essa vivência com a Engenharia de Produção, pois já trabalhei em indústria e percebi que era o que eu gostaria de estudar”, comentou a caloura Jéssica Carolina da Silva, de Santa Rita do Sapucaí.

Também do estado de Minas Gerais, Manoela Malacco, a primeira matriculada no novo curso, disse que a experiência realizada por meio do seu irmão, a fez optar pela instituição. “O Inatel é incrível, aqui não sou vista apenas como uma aluna. Aqui tenho responsabilidades de ser madura e tirar boas notas, além de que posso correr atrás dos meus objetivos, com tudo o que a faculdade oferece”, disse.

Entre as atividades realizadas com os calouros, estavam desafios. Divididos em grupos, o objetivo em um deles era de montar uma torre com macarrão, fita crepe e barbante e colocar um marshmallow no topo. A equipe que fizesse a torre mais alta vencia. Em outro os calouros tiveram que montar um oscilador astável (pisca-pisca). As atividades serviram para promover a interação entre os calouros e desenvolver o espírito de equipe entre eles.

As equipes vencedoras dos desafios receberam prêmios e também direito na participação da primeira edição do Inatel Bootcamp, que contou com workshops voltados para o mercado de trabalho. Os calouros também receberam orientações das ações, eventos e programas oferecidos pela instituição por meio de um guia de oportunidades, além de uma visita guiada ao campus do Inatel.

1ª NP – Go

weekone

Entre as novidades desta edição do Week One foi a NP-GO uma competição de games. Com três tipos de videogames os calouros e os veteranos divididos em equipes competiram para ver quem fazia mais vitórias nos jogos de futebol, dança e de esportes com raquete. A equipe vencedora foi a do D.A. Inatel, seguida pela República Casarão e da Robotbulls.

A competição também premiou a equipe que mais se destacou nas atividades propostas e a do Crea Jr, foi a selecionada entre as oito equipes participantes. O calouro Bruno Vasconcelos e a veterana Stefany Rezende foram os alunos premiados pelo destaque na competição.

O Coordenador do NOE, Eduardo Luis de Almeida, explica que a Week One existe para excluir também os antigos trotes. “De uma maneira educativa e saudável as relações entre veteranos e calouros são realizadas. Nesta edição, entre as ideias propostas foi a NP-Go. Eles, independente de serem calouros ou veteranos, sempre estão ligados no videogame e esta foi uma experiência muito positiva, já que tivemos calouros entre os vencedores. Como temos o E-Sports na faculdade, também foi uma maneira de incentivo a estes novos alunos", disse.

Confira mais fotos em nossa galeria aqui, e também com fotos realizadas pelo aluno Anderson Palma aqui.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800