Intercâmbio dentro do campus

inatel fetin internacional setembro 2018 9Imagina poder interagir com estudantes e professores estrangeiros dentro do próprio campus onde faz a faculdade? Treinar diferentes idiomas, conhecer novas culturas e costumes, além de compartilhar conhecimentos tecnológicos? No Inatel isso é possível por meio da parceria da instituição com universidades de outros países. E no principal evento do Instituto - a Fetin - essa convivência é intensificada.

Este ano, foram 106 alunos e 9 professores vindos da Alemanha, Bolívia, Colômbia e China que apresentaram 40 projetos durante a Feira Tecnológica do Inatel. Eles ficaram no próprio campus e contaram com o apoio e a companhia de estudantes brasileiros. “Foi um aprendizado muito grande, um ganho pessoal e profissional. Depois dessa experiência quero ainda mais fazer intercâmbio”, afirma Matheus Fernandes de Almeida, do 5º período de Engenharia de Controle e Automação, que acompanhou os estudantes estrangeiros durante a Fetin.

O professor José Eduardo Díez Cuéllar, da Universidade Autónoma Gabriel René Moreno, na Bolívia, destaca a infraestrutura do Inatel e como é feita a integração com os alunos. “Foi muito válido ver a relação de trabalho entre aluno e professor do Inatel, aproveitando os equipamentos e a infraestrutura da instituição que é uma referência, com compromisso para o desenvolvimento da carreira profissional”. A estudante Jennssy Ruiz De Loria veio pela segunda vez para a feira. “São experiências incríveis, conviver com pessoas de tantos países”.

Já para Daiky Hidalgo, da Bolívia, foi a primeira experiência internacional e ele já está na expectativa para o próximo ano. “Ficamos muito felizes pelo nosso projeto de acondicionamento acústico ter sido aprovado para a Fetin. Adoramos o envolvimento de todos os alunos, da comunidade e queremos voltar na próxima!”.

“A Fetin internacional começou em 2012 com sete estrangeiros. De lá pra cá só cresceu, batendo recorde de participações esse ano”, relembra o professor Bruno de Oliveira, que coordena a participação dos estudantes de outros países na feira e o núcleo de intercâmbio da instituição. Atualmente, 18 alunos do Inatel estão em intercâmbio em Portugal, Irlanda e Alemanha.

Confira algumas fotos da Fetin internacional.