Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Empregabilidade: mercado de TI continua aquecido e faz aumentar procura por cursos do Inatel

Desde o segundo semestre de 2008, o mercado internacional de Tecnologias da Informação vem emitindo sinais preocupantes devido à crise mundial, obrigando as grandes corporações da área a reduzirem sua produção para se adequarem à realidade do momento. Porém, no Brasil, especialmente no Inatel, a crise parece dar uma trégua segundo mostram os números dos últimos vestibulares promovidos pela Instituição, que registram aumento na procura pelos cursos.

vestibular300Todas as 185 vagas oferecidas para os cursos de Engenharia Elétrica - ênfase Telecomunicações (125) e Engenharia da Computação (60) foram preenchidas no vestibular realizado em dezembro de 2008. "Estamos com as inscrições do Vestibular de Verão abertas até o dia 13 de fevereiro e a procura pelos cursos de graduação do Inatel tem superado nossas expectativas", afirma o professor Carlos Nazareth Motta Marins, coordenador da Comissão do Vestibular do Inatel.

De acordo com dados de pesquisa da Brasscom - Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, há vagas para 30 mil pessoas capacitadas em TI no país, com expectativa de que esse número chegue a 100 mil em dois anos. "O mercado está sedento por engenheiros altamente capacitados e o Inatel, comprovadamente, prepara profissionais não só para serem membros de grandes corporações, mas também para constituírem suas próprias empresas, confirmando o índice de 98% de empregabilidade dos engenheiros que aqui se formam", destaca Nazareth.

Iniciação à Engenharia

Para colaborar na preparação acadêmica dos futuros engenheiros e aumentar suas chances no mercado de trabalho, o Inatel oferece aos alunos aprovados em seu Vestibular de Verão o Programa de Iniciação à Engenharia. Desenvolvido ao longo de 10 semanas, o Programa compreende um conjunto de atividades gratuitas que são distribuídas em módulos abrangendo Ciências Básicas, Empreendedorismo, Comportamento e Tecnologia, especialmente voltados aos alunos que ingressam na faculdade apenas no segundo semestre, mas podem iniciar sua vida acadêmica de imediato.

Neste Programa os estudantes conhecem o Inatel, sua estrutura e participam de visitas técnicas a empresas da área de Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Informática e Computação. "Durante dois meses, os alunos vivenciam a vida universitária, tomam conhecimento daquilo que podem fazer ao longo da sua faculdade e, com isso, passam a conhecer ainda mais o mercado de trabalho da profissão que escolheram". Nazareth explica ainda que toda a parte comportamental do programa está sob a responsabilidade do Núcleo de Orientação Educacional e Núcleo de Orientação Didático Pedagógico. "Além disso, temos também o Núcleo de Empreendedorismo e o Inatel Competence Center que são responsáveis por ministrar cursos introdutórios nas áreas de negócios e tecnologias", completa.

Vestibular de Verão

As inscrições para o Vestibular de Verão 2009 para os cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica (ênfase em Telecomunicações) do Inatel podem ser feitas até o dia 13 de fevereiro, sendo que o aluno pode optar por se inscrever via Internet ou diretamente no Campus do Inatel. As provas acontecem no dia 14 de fevereiro, das 9h às 17h30.

Dúvidas e informações: Disque Vestibular (35) 3471-9345 ou através do e-mail e msn: vestibular@inatel.br.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800