Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Alunos do Inatel conquistam 2º lugar em Desafio Sustentável realizado na Campus Party

thumbnail IMG 20190218 WA0029 1

Durante a 12ª edição da Campus Party Brasil, realizada na última semana, em São Paulo, um grupo formado por alunos de engenharia do Inatel conquistou o 2º lugar em um desafio sustentável promovido pelo evento.

De acordo com o Professor do Inatel, Renzo Mesquita que acompanhou a caravana dos alunos da instituição, a ideia do desafio era criar uma solução para algum problema de sustentabilidade que a própria Campus Party enfrenta. A organização do desafio utilizou como exemplo para as ideias dos grupos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Devido o alto fluxo de pessoas que circulam em um grande evento como a Campus Party o acumulo e excesso de lixo acaba se tornando inevitável, porém não impossível de sua separação e destinação correta. A solução criada pelos alunos era exatamente a separação adequada dos resíduos sólidos produzidos. A equipe propôs uma solução que utiliza um aplicativo na qual consegue contabilizar o que foi reciclado. O usuário passaria então a acumular pontos para cada resíduo separado e esses pontos poderiam ser trocados em produtos da Campus Party e ou trocados por vales desconto para a próxima edição do evento.

Para concorrer, os alunos realizaram um vídeo na qual apresentam a ideia e como ela funcionaria. O grupo é formado por 5 alunos, na qual 4 eram do Inatel, Adriene Zilda Corrêa Magalhães, Ruan Patrick de Souza, Gabriel Souza, Rubens Cividati Teles, além de Isabella Capistrano, aluna de mestrado da Unicamp.

“O desenvolvimento de ações que visam a melhoria do meio ambiente não é só importante como também necessária, aliás, tudo que consumimos e produzimos se torna lixo, e esse lixo não sai do planeta terra. Devemos reaproveitar e reciclar, e em um evento como a Campus Party fica claro isso, pois a produção de lixo que vem desde copos descartáveis até periféricos eletrônicos se torna maior com o grande fluxo de pessoas em um curto tempo e em espaço reduzido, é como se a geração de lixo de uma cidade de 1 mês fosse feita em uma semana. Esse é o nosso desafio, um desafio que a humanidade ainda não tem total empenho, nem dá tanta importância até que cheguemos em um ponto crítico. A frase Melhor prevenir do que remediar nunca se encaixou tão bem. Com este resultado, recebemos brindes e um troféu”, comentou o aluno do curso de Engenharia de Computação do Inatel Ruan Patrick.

Confira abaixo o vídeo apresentado para a organização do desafio:

Mais conquistas na Campus Party

O aluno de Engenharia de Telecomuncações, Dimitri Leone também comemorou uma vitória durante o evento. O aluno participou da final do torneio presencial, em grupos, de DotA 2 e de CSGO realizado no último dia da Campus Party e acabou vencendo o desafio de CSGO.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800