O Inatel está dando continuidade este ano ao projeto de modernização de seus laboratórios e ambientes de estudo. O mais novo espaço criado, o Lab Network, será utilizado para ensino e pesquisa e conta com equipamentos de última geração, em especial, um conjunto completo de soluções fim a fim em tecnologias da informação e comunicação, doado pela empresa Huawei.
O novo ambiente comporta equipamentos voltados para redes de acesso móvel, redes de transporte, virtualização, redes IP, ou seja, tudo o que existe em uma operadora de serviços de telecomunicações. “Temos nesse laboratório equipamentos de ponta, alguns que nem estão implementados na rede de telecomunicações nacional. Os alunos vão ter a oportunidade de trabalhar, estudar e praticar a criação, a simulação e a operação da rede dentro da faculdade, o que é extremamente importante porque vai dar capacidade para quem ainda está na academia, desenvolver conceitos que amanhã, durante a atuação no mercado, já terá vivenciando na prática”, aponta o VP de Serviços da Huawei, Luiz Gustavo Medeiros Queiroz.
O laboratório vai dar suporte aos professores das disciplinas de graduação, em especial do curso de Engenharia de Telecomunicações. Clique para saber mais sobre esse curso.
Também irá dar suporte às atividades práticas das áreas de pós e extensão, além de auxiliar na capacitação da equipe do Competence & Innovation Development Center (CIDC), centro de desenvolvimento da Huawei na instituição. “Os alunos que absorvemos no programa terão agora uma preparação muito mais hands on. Poderemos incorporar muito mais prática, garantindo uma formação muito melhor e fazendo com que eles possam ter conhecimento das reais demandas do mercado”, explica Mário Ferreira, gerente do CIDC.
A Huawei é parceria do Inatel há 16 anos, sendo a primeira instituição credenciada a treinar profissionais para certificação HANA – Huawei Authorized Network Academy. Desde 2017, conduz em parceria com o Inatel o programa Fábrica de Talentos, pelo qual já passaram mais de 130 alunos, que já foram absorvidos pelo mercado, inclusive pela própria multinacional.
