Novos equipamentos CLPs atendem conceito da indústria do futuro

Os novos kits adquiridos pelo Inatel estão em sintonia com a Indústria 4.0 e possibilitam aplicações industriais complexas 

Inatel CLPs Automação Lab 26Mar19

Os alunos do Curso de Engenharia de Controle e Automação iniciaram em março aulas práticas em Laboratório com os novos equipamentos CLPs, adquiridos pelo Inatel para oferecer ao futuro engenheiro uma experiência real com máquinas industriais. Um CLP ou Controlador Lógico Programável é um computador programado para comandar e monitorar máquinas ou processos. A utilização destes equipamentos permite aplicações complexas nos segmentos automobilístico, siderúrgico, alimentício e de papel, por exemplo.

“Todos os equipamentos novos são voltados para o conceito de Indústria 4.0. Nossos kits antigos já não suportavam tais funcionalidades, por isso adquirimos kits atualizados que possibilitam a comunicação com internet, com celular, tablet ou notebook para fazer o acesso e o controle da automação de maneira remota”, afirma Alexandre Baratella, coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação.

Ao obter esses equipamentos, o Inatel, por meio da graduação, ajuda a formar alunos com currículos valorizados pelo mercado, que operam equipamentos e resolvem problemas. No laboratório são realizadas experiências e simulações que o engenheiro encontrará na indústria. Esses ganhos práticos se evidenciam no momento de disputar uma vaga estágio ou emprego.

Hands on! Os alunos de Engenharia de Controle e Automação têm oportunidades de interagir com demandas reais das fábricas da região, como um robô que foi construído para a Delphi de Paraisópolis, hoje chamada de Aptiv, ainda em operação na fábrica. “Há um novo projeto piloto em andamento com a planta industrial da Ball em Pouso Alegre, que é a maior fabricante de latas de alumínio do mundo. Atualmente temos um grupo de iniciação científica dos cursos de Engenharia de Automação e da Computação desenvolvendo uma pesquisa dentro da Ball, o que é muito gratificante” destaca Baratella a respeito dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ainda na faculdade.

O aluno do quarto período de Controle e Automação, Pedro Henrique Siqueira, diz que esta metade do curso já ampliou imensamente seu campo de visão e sabe que ainda tem muito a aprender. “A facilidade que o Inatel tem de fornecer este tipo de experiência é fundamental, como eu não fiz o ensino técnico é um avanço enorme poder ter o gostinho de como é a vida profissional dentro da indústria, e claro que isso só tem a acrescentar ao meu perfil profissional”, ressalta o estudante.

Acesse a galeria de fotos!

Inatel CLPs Automação Lab 26Mar19 3No Laboratório os alunos simulam e resolvem problemas que vão encontrar no ambiente industrial

Quer saber mais sobre o Curso e a Profisssão de Engenheiro de Controle e Automação? Assista ao Vídeo!

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br